O número de assinaturas de TV paga no Brasil chegou a 16,2 milhões ao fim de 2012, de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (28) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com 3,4 milhões de novos clientes no ano passado, o mercado cresceu 27% em relação a 2011. A alta, porém, foi inferior aos números de 2011 e 2010, que foram de 30,45% e 30,72%, respectivamente.
Somente em dezembro do ano passado, foram 222 mil adições líquidas à base de usuários.
A participação da modalidade via satélite continua liderando a TV paga no país e chegou a 60,8% dos clientes ao fim de 2012. Já o serviço via cabo representa 38,3% das assinaturas.
Segundo estimativas da Anatel, a TV paga chegou a 27,2% dos domicílios brasileiros ao fim do ano passado. Em dezembro de 2011, a chamada densidade do serviço era de 21,19%. A região Sudeste lidera o indicador, com 38,6% de atendimento.
Já no quesito contratação de TV paga, o Sudeste teve um crescimento menor, de 22,86% A região Centro-Oeste encabeça a lista das regiões brasileiras que mais contrataram TV por assinatura em 2012, com um crescimento de 38,59%.
Nas demais regiões, a alta ficou em 34,95% (Nordeste), 37,25% (Norte) e 31,79% (Sul).

COMPATILHAR: