Redação UN

Quase 20% do total de crianças que deveriam ser imunizadas em Formiga contra a poliomielite deixaram de receber a dose da vacina durante a Campanha Nacional de Vacinação, encerrada na sexta-feira passada (20).

De acordo com dados registrados pelo Setor de Endemias da Secretaria de Saúde até a véspera do encerramento da campanha (19), 80,12% das crianças haviam sido imunizadas contra a doença no município, o que em números, significa que das 2837 crianças que deveriam ter sido levadas aos postos de saúde do município, apenas 2273 receberam a dose da vacina.

Além disso, nenhum dos grupos etários preconizados para a Campanha contra a poliomielite alcançou 95% de imunização, meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Mesmo com a prorrogação do período da campanha, passando de 30 de outubro para 20 de novembro, o número de crianças com até 5 anos de idade ficou abaixo do esperado.

A faixa etária com índice mais baixo de vacinação foi de crianças com 4 anos. Neste grupo, a cobertura foi de 73,87%. Em números reais, 727 crianças deveriam ter siso imunizadas, porém 537 receberam a dose.

Nos três outros grupos etários a cobertura vacinal foi a seguinte: Crianças de 1 ano (81,59%); crianças de 2 anos (85,02%), crianças de 3 anos (80,31%).

Em Minas, até a mesma data (19-11), a cobertura vacinal estava em 54%.

A vacinação é a única forma de proteger contra a poliomielite.

COMPATILHAR: