Minas Gerais terá, em breve, mais R$ 453 milhões no caixa para combater enchentes e deslizamentos de encostas. O projeto de lei que autoriza a tomada de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal foi aprovado, nesta terça-feira (20), em segundo turno, pelos deputados estaduais mineiros. A verba está inserida no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A verba deve ser utilizada nas regiões que, tradicionalmente, mais sofrem com problemas causados pelos temporais. É o caso, por exemplo, da Zona da Mata mineira e da região Central do Estado. Até o momento, Minas tem seis cidades em situação de emergência por causa das chuvas. Mais 12 municípios foram atingidos e tiveram prejuízos. Doze pessoas morreram e 26 pontes já foram danificadas. Uma foi destruída.
Resgate
Nesta terça-feira, uma criança de 10 anos e um adolescente, de 15, ficaram ilhados numa pedra, durante uma chuva forte, no córrego do Onça, no bairro Aarão Reis, região Norte de Belo Horizonte. Os dois estavam brincando, quando foram surpreendidos pelo aguaceiro. De acordo com os bombeiros, com o aumento do volume de água no córrego, as vítimas tentaram se abrigar na pedra e ficaram ilhadas.
Na tarde desta terça-feira, uma chuva de 15 minutos atingiu Belo Horizonte, porém, desta vez, não houve registro de estragos. Choveu granizo no bairro São Lucas.

COMPATILHAR: