Estão em Minas 109 das 215 escolas brasileiras que conseguem ofertar ensino de qualidade ? 50,7% do total. Entretanto, apesar do bom resultado estadual, nenhuma instituição está na capital, e apenas sete ficam na região metropolitana. As escolas foram reconhecidas no estudo Excelência com Equidade, dos institutos Fundação Lemann e Merrit Informação Educacional, da Organização Não Governamental (ONG) QEdu, com base em dados da última edição da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação e Cultura, em 2011.
O objetivo foi identificar escolas que conseguiram com que pelo menos 70% dos alunos aprendessem o adequado em português e matemática ao fim do 5º ano do ensino fundamental. Para se ter ideia do bom desempenho de Minas, o segundo Estado com maior número de classificadas é Santa Catarina, com 31.
Entre as unidades mineiras que se destacaram, está uma instituição em Pompéu, no Centro-Oeste mineiro. Na Escola Estadual Doutor Jacinto Campos, 88% dos alunos do 5º ano tiveram notas satisfatórias em português e 91%, em matemática.
Para conseguir alcançar esse desempenho, a escola acompanha de perto o desenvolvimento de cada aluno, com gráficos que são mostrados a eles posteriormente, para que os estudantes compreendam a evolução do aprendizado e identifiquem em que é preciso melhorar.

Os estudantes têm acesso a atividades extraclasse, como aulas de xadrez e oficinas de rádio. Outros diferenciais são o grande envolvimento dos pais com o ensino dos alunos e a existência de professores de apoio, para estudantes com dificuldades. ?Ano passado, recebemos um aluno muito violento, de 10 anos, com pais viciados em drogas. Ele chegou a usar uma faca para ameaçar uma professora. Mas com a dedicação exclusiva de um profissional, ele tira boas notas hoje?, destaca a diretora, Delizete Valadares.
Contraste
Essa metodologia não é usada na Escola Estadual Coronel Vicente Torres Júnior, no bairro Vera Cruz, na região Leste da capital, que regrediu em relação ao resultado anterior. A última Prova Brasil mostrou que menos da metade dos alunos aprendeu o adequado.
Pais de alunos relatam que o acompanhamento não é feito de perto e contatos com a família só ocorrem em reuniões bimestrais. Já as atividades extraclasse se limitam a alguns alunos escolhidos para o programa de escola integral.

Comentários
COMPATILHAR: