O dramaturgo, escritor, desenhista, tradutor e jornalista Millôr Fernandes (1923-2012) será o autor homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2014), que acontecerá de 30 de julho a 3 de agosto.
Millôr trazia o mundo da Flip num homem só: da tradução de Shakespeare ao cartum, do jornalismo ao hai-kai. Sua crítica ao poder é fundamental no Brasil de 2014, afirma Paulo
Werneck, curador da Flip, em comunicado.
Esta é a primeira vez que a Festa Literária Internacional de Paraty tem um homenageado que já participou do evento – Millôr esteve na primeira edição, em 2003. Homenagear um autor contemporâneo é um chamado ao presente, para que os nossos autores de hoje sejam mais conhecidos pelos leitores de hoje, explica Werneck.
Nova curadoria
O jornalista e editor Paulo Werneck, de 35 anos, substitui Miguel Conde, curador em 2012 e 2013. Werneck foi responsável pela implantação do caderno ?Ilustríssima?, do jornal ?Folha de S. Paulo?, do qual foi editor durante três anos, até agosto de 2013. É também tradutor literário e co-autor do livro ?Cabras ? caderno de viagem?, com Antonio Prata, Chico Mattoso e Zé Vicente. Além disso, o novo curador trabalhou durante onze anos nas editoras Companhia das Letras e Cosac Naify, como editor de literatura.
Ao comentar sua nomeação, o jornalista lembrou que esteve em quase todas as edições da Flip, graças ao trabalho e também como espectador. ?Na Flip fiz descobertas literárias e conheci mestres da vida inteira?, ressaltou, em comunicado oficial. Werneck afirmou ainda que o ?espírito de mistura? das edições anteriores é uma lição que pretende seguir, mantendo a diversidade de opiniões, experiências e estilos.

COMPARTILHAR: