Minas vai ampliar a campanha de vacinação contra meningite C para a população com mais de 16 anos até 30 de julho. No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) precisa de mais doses para aumentar a cobertura vacinal nos municípios mineiros.

Em Belo Horizonte, as doses acabaram antes do prazo e a proteção do público não-prioritário foi encerrada na tarde dessa quinta-feira (27).

Em nota a SES-MG justifica que a decisão de estender a campanha se devem à importância da ação e pela intensa procura pela dose registrada nos últimos dias nos municípios.

A secretaria disse também que já solicitou ao Ministério da Saúde o envio de mais imunizantes ao Estado, mas não informou a data de previsão de entrega da nova remessa.

A SES-MG orienta que as Prefeituras façam o levantamento da demanda no município e solicitem novas doses à pasta para assegurar a disponibilização à população.

A vacina contra a meningite C está disponível para crianças no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: