Minas Gerais confirmou mais cinco casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença que acomete crianças e está associada à Covid-19. Até a manhã desta quinta-feira (17), foram 117 registros. Outras 42 notificações seguem em investigação, conforme dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Até o momento, 101 pacientes receberam alta e três crianças morreram em decorrência da síndrome. Os óbitos foram registrados em Juiz de Fora e Barra Longa, na Zona da Mata, e em Esmeraldas, na Grande BH.

Ao todo, 46 municípios registraram ao menos um caso da doença. No Estado, a síndrome infantil foi registrada em crianças e adolescentes de até 14 anos. A maioria (56,7%) foi confirmada em pacientes menores de 5 anos.  

Meninos foram os mais afetados e aparecem em 66% dos casos. Além disso, das crianças que tiveram a síndrome, 90% não apresentavam comorbidades.  

Registros

Belo Horizonte é a cidade com mais casos até o momento, com 39 registros. Contagem, na Grande BH, aparece na sequência, com dez. Betim, na região metropolitana, Montes Claros, no Norte de Minas, e Uberlândia, no Triângulo, têm cinco. 

Sete Lagoas, Ribeirão das Neves e Ipatinga computaram três ocorrências cada, enquanto Ibirité, Vespasiano, Juiz de Fora, Nova Serrana, Santa Luzia e Teófilo Otoni, dois. Outras 33 cidades, como Governador Valadares, Esmeraldas e Uberaba, tiveram um doente. Veja a lista completa aqui.

Sintomas

Os pacientes diagnosticados com a SIM-P podem apresentar quadro de insuficiência respiratória de forma grave, além de doença renal e insuficiência cardíaca agudas. Os principais sintomas são febre, manchas vermelhas na pele, conjuntivite, edema nos pés e nas mãos.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: