O Comitê Extraordinário da Covid-19 decidiu manter a macrorregião Oeste na Onda Vermelha; a região entrou na fase mais restritiva no dia 2 de janeiro. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (20) e vale a partir do próximo sábado (23).

A Microrregião de Formiga continua na Onda Amarela. As outras cidades que fazem parte são: Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Medeiros, Pains e Pimenta.

A Prefeitura de Formiga destaca que é necessário manter todas as medidas de combate a doença, como o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Dez das 14 regiões do estado estão na onda mais restritiva do plano de retomada segura da economia. Segundo o governador Romeu Zema (Novo), a decisão foi tomada após a constatação do crescimento do número de casos e óbitos pela doença no estado.

As classificações das outras regiões foram mantidas pelo Estado nesta semana – Onda Amarela: Norte, Noroeste, e Triângulo do Norte; as macrorregiões Oeste, Centro, Jequitinhonha, Leste, ​Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste, Centro-Sul e Sul estão na fase mais restritiva, a Vermelha. Triângulo Sul está na Onda Verde.

Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir. As informações são divulgadas semanalmente no site do “Minas Consciente”.

Cautela
Nesta semana teve início a vacinação contra a Covid-19 no Brasil. A imunização já é feita em municípios do Centro-Oeste de Minas.
Mesmo com a distribuição das vacinas, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), João Pinho, ressalta que é necessário cautela mesmo com a imunização.

“A incidência continua alta e nos demanda uma atenção grande, tanto por parte do Estado e dos gestores municipais, quanto por parte da população. Tivemos esta semana o início da vacinação, conseguimos entregar em todas as regionais. Isso pode dar uma sensação de que a briga está vencida, o que não é a visão mais apropriada para o momento. A quantidade de vacinas ainda é reduzida, ela tem o foco bem específico, então é muito importante que todos os cidadãos e gestores municipais permaneçam com as medidas de distanciamento e com as fiscalizações”, alertou.

Macrorregião

A macrorregião Oeste passou a seguir as determinações da Onda Vermelha a partir do dia 2 de janeiro. Para avançar para a Onda Verde, a menos restritiva, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na fase Amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

As seguintes atividades podem funcionar na Onda Vermelha, segundo atualização do governo estadual nesta quarta-feira (20). Saiba mais no site do “Minas Consciente”.

  • Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência;
  • Bares e restaurantes (somente para delivery ou retirada no balcão);
  • Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
  • Serviços de ambulantes de alimentação;
  • Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
  • Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
  • Vigilância e segurança privada;
  • Serviços de reparo e manutenção;
  • Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
  • Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
  • Construção civil e obras de infraestrutura;
  • Comércio de veículos, peças e acessórios automotores;
  • Além de qualquer atividade que possa ser feita a distância, por delivery ou sem a entrada dos consumidores nos estabelecimentos.

Microrregiões

Protocolos das ondas do programa estadual — Foto: Imprensa MG/Divulgação

Protocolos das ondas do programa estadual — Foto: Imprensa MG/Divulgação

Vermelha

Micro de Divinópolis: Araújos, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Itapecerica, Perdigão, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste;

Micro de Piumhi: Capitólio, Doresópolis, Piumhi, São Roque de Minas;

Micro de Bom Despacho: Bom Despacho, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Moema, Serra da Saudade;

Micro de Itaúna: Itaúna, Itaguara, Itatiaiuçu, Piracema;

Amarela

Micro de Oliveira: Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Oliveira, Passa Tempo, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula;

Micro de Pará de Minas: Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha;

Micro de Formiga: Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta;

Verde

Nenhuma micro está na Onda Verde, segundo atualização desta semana, feita pelo Estado.

Fonte: G1

COMPATILHAR: