Todas as macrorregiões de Minas Gerais, incluindo a Oeste, seguem na Onda Verde do “Minas Consciente” até pelo menos o dia 30 de dezembro, quando o Comitê Extraordinário Covid-19 se reunirá novamente para definir o cenário no estado.

A permanência na fase mais flexível por mais 15 dias foi definida em reunião do grupo realizada nessa quinta-feira (16).

A macrorregião está na Onda Verde há quase cinco meses , quando o grupo decidiu pelo avanço da região para a fase mais flexível após períodos de oscilação.

“Máscara continua sendo acessório indispensável para impedir a circulação do vírus e evitar, inclusive, outras doenças como gripe e resfriado. O uso do álcool em gel também deve permanecer. E lavar as mãos com água e sabão segue como cuidado essencial”, ressaltou o secretário de Saúde, médico Fábio Baccheretti.

A taxa de incidência da Covid-19 caiu 44% nos últimos 14 dias. As solicitações de internações tiveram queda de 22% em quatro semanas. A ocupação de leitos UTI SUS exclusivos Covid está em menos de 18% e de enfermaria em cerca de 5%.

Vacinação

Segundo o Estado, mais de 82% da população mineira acima de 12 anos finalizou o esquema de imunização, conforme informações disponíveis no vacinômetro.

“É de extrema importância que quem não tomou a segunda dose da vacina ou já está no tempo de tomar o reforço procure a unidade de saúde mais próxima para fechar o ciclo. Somente assim vamos diminuir a circulação do vírus e, consequentemente, internações, mortes e manter o sistema hospitalar em condições estáveis de atendimento à população. Vamos passar um Natal e um Réveillon imunizados, tranquilos e com saúde”, ressaltou Fábio.

Nesta etapa, todas as atividades estão permitidas, mas desde que regras como uso de máscara, distanciamento e manutenção das medidas de higiene e segurança sejam mantidas para evitar novos casos.

As cidades que fazem parte da Macrorregião Oeste são: Aguanil, Araújos, Arcos, Bambuí, Bom Despacho, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Cláudio, Conceição do Pará, Córrego Danta, Córrego Fundo, Cristais, Divinópolis, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Formiga, Igaratinga, Iguatama, Itaguara, Itapecerica, Itatiaiuçu,  Itaúna, Japaraíba, Lagoa da Prata, Leandro ferreira, Luz, Martinho Campos, Medeiros, Moema, Nova Serrana Oliveira Onça do Pitangui, , Paíns, Pará de Minas, Passa tempo, Pedra do Indaiá, Perdigão, Piracema, Pitangui, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio do Monte, São Francisco de Paula, São Gonçalo do Pará, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste, Serra da Saudade Tapiraí.

Fonte: G1

COMPATILHAR: