Minas Gerais deve abrir cerca de 60 mil empregos diretos e 150 mil indiretos com a chegada de novas empresas e a ampliação das existentes no território estadual. Mesmo em meio à pandemia de covid-19, o estado tem atraído investimento de importantes empresas.

Os dados da geração de emprego foram apresentados pelo presidente da Agência de Promoção de Investimento em Comércio em Minas Gerais, João Paulo Braga. A entidade atua para ser um braço-direito no estado no apoio aos empresários.

“Dentre essas complexidades para os empreendimentos, está a escolha do melhor local, licenciamento ambiental, a parte tributária, a conexão de energia elétrica. São muitas complexidades que envolvem a implantação de projetos. Nosso trabalho é justamente fazer ficar mais fácil”, explica.

De acordo com ele, “foram formalizados junto à agência projetos de investimento de mais de 225 empresas, de 16 nacionalidades distintas, distribuídas em quase 30 setores econômicos diferentes”. Os investimentos, somados, superam R$ 129 bilhões. “Analisando a série histórica, a média anual nos últimos dois anos é quase quatro vezes maior do que a média dos 20 anos anteriores. Minas Gerais nunca atraiu tanto investimento”, cita.

Entre as empresas que chegam a Minas, está a Amazon, gigante mundial do e-commerce. Também são exemplo o Mercado Livre, a cervejaria Heineken, entre outras. “Sem contar as empresas que já estavam em Minas e anunciaram investimento em expansão, como a Ambev, a Bombril, a Batata Bem Brasil, a Philips e outras”.

Para a economista Tânia Teixeira, professora na PUC e presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais, as oportunidades de trabalho relacionadas ao e-commerce tendem a ser no mercado informal, sem carteira assinada. 

Sobre os empregos esperados diante dos investimentos, ela detalha as áreas. “A gente teria a criação de empregos em cerca de 40 setores. Destacamos a usina de energia solar, alimentos, bebidas, mineração, medicamentos e comércio. A rede de supermercados também atrairá novos investimentos”, diz.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: