Com 80 medalhas de ouro, 226 de prata e 476 de bronze, Minas Gerais é o estado brasileiro que conquistou o maior número de medalhas em todas as categorias da IV Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O resultado foi anunciado nesta terça-feira (3), em Brasília e, ao todo, Minas recebeu 782 medalhas das 3.000 distribuídas entre alunos de escolas públicas de todo o país.
Na categoria ouro, o Rio de Janeiro ficou em segundo lugar com 59 premiados, seguido de São Paulo com 55 medalhistas. Na classe prata, o segundo lugar ficou para São Paulo (200 medalhas), ficando os cariocas com o terceiro lugar com 130 medalhistas. Os estados que alcançaram o segundo e terceiro lugares em medalhas de bronze foram São Paulo (446) e Rio de Janeiro (130).
Minas Gerais foi o estado com o segundo maior número de escolas inscritas: 3.854. São Paulo teve o maior número, com 4.726, e o estado do Ceará inscreveu 3.013 escolas. Em 2008, a Obmep teve o maior número de alunos participando desde sua primeira edição: foram 18 milhões de alunos inscritos.
O bom resultado de Minas superou os números obtidos da terceira edição da Obmep, em 2007, quando os alunos mineiros receberam 69 medalhas de ouro, 169 de prata e 560 de bronze. Todos os premiados recebem bolsas de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq/MCT). Os prêmios são direcionados também às escolas e municípios nos quais os alunos se destacam, assim como os professores, que recebem cursos de formação e aperfeiçoamento.
O resultado foi pelos ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e da Educação (MEC), Fernando Haddad. A Obmep é realizada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

COMPATILHAR: