Ainda em 2013 deverá ser concretizado o estudo de viabilidade para a inclusão de Minas Gerais no projeto do trem-bala. A linha seria interligada ao atual projeto que atende a Rio e São Paulo e incluiria Curitiba, Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro.
O estudo ajudaria a definir o traçado desse trecho, já que, atualmente, existem divergências entre especialistas sobre o melhor caminho para o trem – as possibilidades são passando por Volta Redonda (RJ), acompanhando o traçado da ferrovia do aço, ou seguindo a BR-381, por Campinas e pelo Sul de Minas.
A informação foi confirmada na manhã de ontem pelo presidente da Empresa Brasileira de Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, a quem cabe a gestão de R$ 133 bilhões dos recursos destinados pelo governo federal para o plano de infraestrutura, que prevê investimentos em rodovias, ferrovias e hidrovias. Apenas a linha de Trem de Alta velocidade (TAV) entre as cidades do Rio e São Paulo tem custo estimado de R$ 35 bilhões.
Apesar da confirmação do estudo de viabilidade para trechos do trem-bala em outros Estados, o alto custo pode ser um obstáculo ao projeto. Segundo Figueiredo, um cálculo internacional que pode ser usado como referência aponta que cada quilômetro de ferrovia para o trem-bala custa cerca de R$ 50 milhões. A construção de um trecho de 500 quilômetros (distância aproximada entre Belo Horizonte e São Paulo) custaria R$ 25 bilhões. Apenas para efeito comparativo, cada quilômetro de metrô custa, em média, entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões.
Normas
Figueiredo esteve na manhã de ontem na sede da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). Ele está se reunindo com entidades de classe de engenharia de todo o país, que informalmente compõem um conselho consultivo, para estabelecer as normas que serão adotadas pela EPL para elaboração de projetos de engenharia.
O modelo que os engenheiros definirem como mais adequando para cada tido de projeto é o que será adotado pela EPL, disse Figueiredo. Além da SME, fazem parte do conselho entidades de Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

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