O tão aguardado carnaval de 2023 deve movimentar cidades de todo o Estado, segundo a previsão feita pelo governo de Minas Gerais, que estima um público de 10 milhões foliões, incluindo turistas e visitantes locais. Somente em Belo Horizonte, a festa momesca deve reunir 5 milhões de pessoas.

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (9 de fevereiro) no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo mineiro, o Estado apresentou diversas ações voltadas para a logística do evento que volta a acontecer após dois anos de pandemia.

Segurança pública

Para garantir uma festa segura, e ajudar a acalmar o ânimo dos foliões mais exaltados, a Polícia Militar de Minas Gerais anunciou que todo o efetivo disponível, composto por 50 mil militares, estará de plantão. Em Belo Horizonte, estarão mobilizados cerca de 20 mil policiais.

Para monitorar a movimentação dos blocos, a corporação destacou que os horários de atendimento nas bases móveis serão ampliados.

Além disso, serão empregados na folia quatro carretas chamadas de ‘Plataforma de Observação Elevada’, que possuem câmeras que filmam em 360° e são capazes de identificar uma pessoa num raio de até 3 km. A segurança no trânsito também será reforçada, com operações de blitzen de Lei Seca e operações conjuntas com a Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: