A massa de ar polar que chegou ao Brasil segue avançando pelo continente e derrubando as temperaturas por onde passa. Nesta quarta-feira (30), Minas Gerais registrou a menor temperatura do ano. Em BH, o recorde de 2021 pode ser quebrado ainda nesta semana. 
Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje os termômetros marcaram -2,7°C em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais. A temperatura negativa ocorreu entre as 6h e 7h. Houve geada.

O Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba também tiveram algumas das temperaturas mais baixas do estado hoje, com 2,5°C em Conceição das Alagoas, 3,1°C em Uberaba, 4,1°C em Patrocínio, 4,7°C em Uberlândia e 8,9°C em Patos de Minas. 
“A massa (de ar polar) já está influenciando. Veio da Argentina em direção à região Sul e está em parte do Centro-Oeste e Sudeste. Ainda não chegou a BH”, explica Azevedo. 

Na capital mineira, a temperatura mínima hoje foi 11,5°C. Como não há muito vento, não houve um impacto significativo na sensação térmica. No entanto, a partir de amanhã, existe a possibilidade de a mínima em BH cair para 9°C, batendo o recorde do ano, que é de 10°C em 14 de junho. 
Conforme o Inmet, o dia será de céu parcialmente nublado e sem chuva na cidade. A temperatura máxima pode chegar aos 24°C. A máxima em Minas, prevista para a tarde, é de 31°C em municípios do Norte. 
Ainda hoje há possibilidade de chuva na faixa Leste do estado por causa da passagem de uma frente fria pelo Oceano Atlântico, com influência nos estados do litoral e nessa região mineira. 

Fonte: Estado de Minas

Comentários
COMPATILHAR: