Um caso suspeito de raiva humana é investigado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), conforme informou nessa segunda-feira (17). Trata-se de um paciente, de 60 anos, criador de gado em Mantena, no Leste do Estado.

De acordo com o comunicado, o paciente procurou atendimento médico, no dia 7 de abril, após apresentar confusão mental. O homem segue internado e o estado de saúde é considerado crítico.

Segundo a SES, o paciente possui histórico de contato direto com animal de produção que apresentava sintomatologia neurológica. O caso segue em monitoramento e a secretaria aguarda os resultados laboratoriais para confirmação ou descarte do caso suspeito.

Em nota, a SES disse que tem prestado apoio técnico, viabilizando as discussões clínicas e execução medidas de controle e prevenção.

“As ações são executadas por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-Minas), da Coordenação de Zoonoses e da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, assim como o Grupo Técnico da Raiva do Ministério da Saúde”, informa.

Doença

A raiva é uma zoonose de grave consequência em uma sociedade, visto ser uma doença com potencial para afetar todos os mamíferos. É uma evolução quase sempre letal. Trata-se de uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus, caracterizada pelo comprometimento do Sistema Nervoso Central, sob a forma de uma encefalite.

Em 2022, foram registrados quatro casos de raiva humana em Minas. Os quatro pacientes vieram a óbito.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: