O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, concedeu nesta segunda-feira (17) entrevista ao jornal Itatiaia para tratar da situação da pandemia da Covid-19.

Na participação, ele reafirmou que Minas possui doses suficientes da Coronavac para colocar todos os atrasados em dia e que a aplicação, agora, depende dos municípios, “que operacionalizam e aplicam as vacinas”.

Outro assunto tratado foi a possibilidade de terceira onda da Covid-19 em Minas Gerais. Baccheretti diz que o estado se prepara, com medidas como ampliação de leitos. “Temos que estar [preparados]. Quando eu entrei na secretaria, pegamos um momento difícil, e agora os óbitos estão abaixando”, destacou.

Apesar da ampliação das unidades de atendimento hospitalar, ele pontua: “Existe limite de leitos por recursos humanos, o sistema de saúde tem seu limite. Então a participação da população é essencial”.

Mineiros vacinados até o fim do ano 

O cronograma de entrega de vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde prevê todos os mineiros que têm acima de 18 anos imunizados até o fim deste ano. Contudo ele se diz preocupado com atrasos do governo federal.

“Todo mês a gente vê diminuição do que é previsto. Estamos nesta expectativa. Espero que isso aconteça. É previsto que consigamos vacinar todos até o fim do ano”, destacou.

Ele cita, ainda, preocupação com as dificuldades de produção da Coronavac, mas valoriza o novo acordo firmado com a farmacêutica norte-americana Pfizer para entrega de 100 milhões de doses em setembro. 

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: