Os mineiros que estão no grupo prioritário de vacinação contra a gripe, doença que neste ano já matou uma pessoa no Estado, e ainda não se imunizaram, podem procurar os postos de saúde no próximo sábado (4) para receber a dose da vacina. Na data será realizado o Dia D de Mobilização, quando todas as unidades irão abrir para aplicar as vacinas. A campanha de imunização começou no dia 10 de abril e, passados 43% do período, somente 29,9% do público-alvo foi imunizado.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 4.725.668 pessoas em Minas e, até o momento, apenas 1.412.794 receberam as doses. Podem ser vacinados gratuitamente idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Adolescentes e jovens apreendidos, a população carcerária e agentes prisionais também podem receber a vacina sem custo.
O Dia D de Mobilização ocorrerá em todo o Brasil. No país, o público-alvo total da campanha contra a gripe é de 59,5 milhões de pessoas. Até o dia 30 de abril, 12,2 milhões de pessoas foram vacinadas. Para a realização da campanha, estão em funcionamento 41,8 mil postos de vacinação. A campanha de vacinação prossegue até o dia 31 de maio.
Em Formiga, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 16h30, exclusivamente, para a aplicação das doses de vacina contra gripe.
Casos de gripe
Neste ano, até 20 de abril, foram registrados 427 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 81 óbitos. Em Minas, o Ministério da Saúde confirma 18 casos da doença com uma morte registrada.
No Brasil, o período de maior circulação do vírus vai de maio até agosto. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a doença após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno, que começa em junho.
Prevenção
Conforme o Ministério da Saúde, a vacina é um dos métodos de proteção contra a gripe. Contudo, outros cuidados são essenciais para evitar a doença, como lavar as mãos, ter cuidado ao tossir e usar lenços descartáveis.
Veja abaixo todos os cuidados:
- Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
• Evite tocar a boca e o nariz.
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
Quem apresenta os sintomas da gripe deve:
- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas).
• Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação do vírus.
• Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados.
• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Fonte: Hoje em Dia ||