A primeira frente fria que atingiu Minas Gerais durante a primavera provocou uma mudança no clima. No fim de semana, a temperatura ficou alta em várias cidades, o que é normal na passagem desses fenômenos.  Belo Horizonte, inclusive, registrou recorde de calor por dois dias consecutivos. Horas mais tarde, a situação mudou rapidamente. O céu azul deu lugar ao tom cinzento das nuvens carregadas. Como resultado vieram temporais acompanhados de granizo em ao menos três cidades: BH, Juatuba e Divinópolis. Em Coronel Fabriciano, na Região do Rio Doce, não caiu gelo, mas casas foram destelhadas e acabaram tomadas pela água. Houve também quedas de energia. Três pessoas acabaram se ferindo. Em Divinópolis, no Centro-Oeste, árvores caíram em cima de carros e enxurradas foram registradas. Na capital mineira, nenhuma ocorrência foi registrada, mas moradores relatam queda de gelo no Barreiro. A previsão é de mais chuva, inclusive com possibilidade de granizo, durante toda a semana.

A mudança drástica no tempo em Minas Gerais  fez com que as temperaturas aumentassem até atingirem números recordes, e, depois, os temporais, acompanhados de granizo. Ainda há possibilidade de queda de gelo em algumas cidades mineiras, especialmente do Norte, Leste e Mucuri. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o risco é menor. A chuva, por diversas vezes acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas, devem continuar durante toda a semana.

De acordo com o meteorologista Cleber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança no clima já estava prevista. “Estávamos sob domínio de massa de ar seco. Sempre que há a aproximação de uma frente fria, as temperaturas disparam. Por isso, tivemos um fim de semana com calorão em todo o estado e recordes em Belo Horizonte”, explicou.

Desde ontem, a frente fria começou a atuar, provocando chuva em diferentes pontos de Minas Gerais. O tempo instável deve continuar durante toda a semana e com possibilidade de temporais e queda de granizo em algumas cidades. “Podemos ter temporais em todo o estado. “Em Belo Horizonte, a probabilidade de granizo era maior para hoje (ontem) porque estava muito quente. Agora, diminui um pouco,  mas não está descartado”, disse Cleber Souza. O especialista afirma que a segunda quinzena de outubro deve ser com bastante chuva.

 

 

Fonte: Estado de Minas||https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/10/16/interna_gerais,997450/minas-gerais-tem-previsao-de-mais-chuva-e-granizo-durante-a-semana.shtml

COMPATILHAR: