A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) está analisando três possíveis casos de reinfecção de Covid-19 em Minas Gerais. De acordo com o secretário Carlos Eduardo Amaral, os casos investigados foram registrados em Belo Horizonte, Contagem e Varginha.

“Estamos observando, fazendo uma checagem, porque o número de reinfecções em todo o mundo é muito pequeno. Só um caso foi confirmado apenas”, disse o secretário em coletiva realizada nesta terça-feira (8). Essa única confirmação, após investigação laboratorial, aconteceu em Hong Kong.

Nessa segunda-feira (7), a pasta divulgou o lançamento de um protocolo de orientação para os profissionais de saúde em relação a possíveis casos de ressurgimento de sintomas em quem já foi infectado pela doença. Sempre que uma pessoa tiver sintomas da Covid-19 em um período maior do que 90 dias da primeira infecção, o caso deve ser notificado e testado.

Caso haja confirmação de que houve positividade para o novo coronavírus na primeira infecção e na nova testagem, feita três meses depois, as amostras positivas devem ser enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que fará sequenciamento genético para verificar a presença de mutações.

A SES esclarece que, quando um paciente faz o teste para o novo coronavírus, as amostras são guardadas pelos laboratórios. Em caso de suspeita de reinfecção, esse material, recolhido na primeira e na segunda manifestação, deverá ser enviado à Funed para análise.

Recuperados

Durante a coletiva, Amaral fez questão de reforçar que Minas tem mais de 200 mil recuperados, após se infectarem pelo novo coronavírus. Isso quer dizer que aproximadamente 1% da população mineira já se recuperou da Covid, conforme dados levantados a partir de testes positivos. Minas tem cerca de 20,8 milhões de habitantes. 

“Temos uma quantidade significativa de pessoas que passaram pela doença e tiveram boa recuperação”, disse o secretário. Minas já registrou 236.663 casos confirmados da doença e 5.877.

Ainda há um número considerável de pessoas infectadas neste momento em Minas. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES, 30.485 moradores do Estado ainda são considerados pacientes em acompanhamento. Deles, 919 estão internados em leitos de UTI e 1.585 em leitos de enfermaria somente na rede pública.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: