Com investimento da ordem de R$ 1,6 bilhão, a maior usina de geração de energia fotovoltaica (solar) da América Latina será instalada em Pirapora, no Norte de Minas, pela espanhola Solatio Energia em parceria com a Canadian Solar, que fornecerá os painéis solares. A pedra fundamental do empreendimento será lançada nesta segunda-feira (15) no município do Norte do estado. Segundo informou o presidente da Solatio Energia, Pedro Vaquer, serão gerados 2 mil postos de trabalho nas obras de implantação da unidade, que deverão ser iniciadas em junho. De imediato, serão feitos os serviços de terraplanagem. Ainda segundo Vaquer, quando a usina entrar em atividade serão empregadas 150 pessoas em caráter permanente.
A megausina de energia fotovoltaica vai entrar em funcionamento em agosto de 2017, quando deverá iniciar o fornecimento de 150MW para o Sistema Interligado Nacional de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. O cronograma prevê que em novembro de 2017, a unidade passará a fornecer para o sistema nacional mais 90MW, alcançando uma geração de 240MW. A Solatio Energia venceu leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em agosto do ano passado para fornecimento de energia. Posteriormente, a empresa espanhola assinou os contratos com a Aneel estipulando os prazos para o início do fornecimento da energia considerada alternativa.
Atualmente, a companhia responde por 31% do mercado brasileiro de energia solar. O presidente da Solatio, Pedro Vaquer, disse que o objetivo da empresa é aumentar a sua capacidade de produção, devendo ampliar ainda mais a unidade de Pirapora. Para isso, a empresa pretende participar dos novos leilões do governo federal, promovidos pela Aneel, para a geração de energia solar. A usina do Consórcio Solatio/Canadian Solar em Pirapora vai ocupar uma área de 650 hectares, localizada na Fazenda Marambaia, a sete quilômetros da área urbana. A fazenda pertence a um grupo empresarial, que arrendou o terreno para a multinacional por 20 anos.

Além da incidência do sol na região, um fator que contribuiu decisivamente para a instalação da usina de energia fotovoltaica em Pirapora é a existência no município de uma subestação de energia, que permite a conexão da nova unidade geradora com o sistema nacional. O município também facilitou as negociações para a locação do terreno e contribuiu para que fosse concedida a licença de instalação do empreendimento, com a aprovação do projeto pela Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram).

 

Fonte: Fonte: Estado de Minas ||http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2016/02/15/internas_economia,734129/minas-tera-megausina-solar-em-pirapora.shtml

COMPATILHAR: