O Ministério da Saúde disse que vai iniciar nesta sexta (2) a distribuição dos 3 milhões de doses de vacinas da fabricante Janssen que foram doadas pelos Estados Unidos há uma semana e ainda não deixaram o galpão do Centro de Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A distribuição das doses deve ser finalizada até domingo (4).

No dia 25 de junho, o governo federal recebeu um pouco mais de 2 milhões de doses da Janssen. No dia seguinte, chegaram mais 947 mil doses. Do aeroporto, as doses foram para o galpão do Ministério da Saúde e continuam por lá.

Na quarta-feira (30), o governo federal disse que aguardava a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que chegaram em 25 de junho. No dia 30 de junho, a Anvisa disse que faltava receber documentos do Ministério da Saúde. Logo depois, a Anvisa informou que já tinha recebido os documentos e que as doses poderiam ser liberadas.

O assunto veio à tona após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), acusar o Ministério da Saúde de reter 678 mil doses da vacina que deveriam ser distribuídas para o estado de São Paulo.

Na manhã de quinta-feira (1º), o Ministério da Saúde se reuniu com representantes dos estados e dos municípios para definir a estratégia de vacinação e o número de doses que iria para cada estado.

O recebimento da vacina da Janssen é importante, já que o imunizante precisa de apenas uma dose e ajuda acelerar o processo de vacinação em todo o país.

Fonte: G1

COMPATILHAR: