Na próxima terça-feira (9), o Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançam a campanha ?Correios contra a aids?, como parte de uma ação mundial de prevenção à doença. A cerimônia de lançamento será às 10h30, na Agência Central dos Correios, localizada no Setor Bancário Norte, em Brasília.
Estão previstas as presenças do ministro das Comunicações, Hélio Costa; do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, do coordenador do UNAIDS no Brasil, Pedro Chequer; da diretora da OIT no Brasil, Lais Abramo; além de dirigentes da UNI Global Union e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).
A campanha é promovida pela União Postal Universal (UPU), em conjunto com o Programa da ONU sobre HIV/AIDS (UNAIDS), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Sindicato Global dos Trabalhadores Postais (UNI Global Union). A primeira fase foi lançada em julho de 2009, com a participação de seis países: Burkina Faso, Camarões, China, Estônia, Mali e Nigéria, escolhidos por apresentarem altos índices de prevalência do HIV.
A expectativa da UPU é que haja adesão de mais países e operadores postais para, conjuntamente, contribuírem com a redução da propagação do vírus, redução esta contemplada nos Objetivos do Milênio, das Nações Unidas. Durante essa primeira fase, aproximadamente 24 mil postos dos Correios nesses países exibiram e distribuíram materiais informativos sobre a doença.
A campanha, quando estiver implantada em sua totalidade, contará com o apoio sem precedentes de uma estrutura que congrega mais de 660 mil agências de Correios em todo o mundo.
No Brasil, o lançamento oficial ocorre estrategicamente na semana que antecede o Carnaval. A estimativa é de que 150 agências dos Correios participem da campanha, que incluirá a oferta de cartões postais com abordagens bem humoradas de questões relacionadas ao HIV, o envio de cerca de 800 mil mensagens por mala direta postal domiciliária, além da distribuição de 15 mil folders e mil cartazes. A criação do site www.correioscontra aids.org.br e o lançamento de um carimbo comemorativo também fazem parte da campanha.
Em razão da abrangência mundial da campanha, o tema da edição de 2010 do Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado anualmente pela UPU, será ?Escreva uma carta a alguém para dizer-lhe porque é importante falar da aids e se proteger dela?, lançado no dia 9 de outubro de 2009.

COMPATILHAR: