Os ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e da Agricultura e Pecuária articulam ações conjuntas na definição de protocolos para o combate à emergência zoossanitária de Influenza Aviária no Brasil.

A cooperação busca evitar a transmissibilidade entre animais e humanos, e realizar ações para reduzir impactos ambientais em razão da contaminação de aves. Não há registro de casos da doença em humanos no país até o momento.

Em nota, o ministério da Saúde destacou que a transmissão da doença “ocorre por meio de contato com aves doentes ou mortas”. Ainda segundo. Já o ministério da Agricultura e Pecuária alerta “para não serem recolhidas aves abandonadas, e que o serviço veterinário local seja acionado”.

Na última terça (23), o ministério da Agricultura e Pecuária decretou o estado de emergência zoossanitária em todo o Brasil em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres.

A ação tem validade de 180 dias. e visa evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana.

Fonte: o Tempo

COMPATILHAR: