Márcia Lopes chegou por volta de 11h e foi recepcionada no posto Santa Cruz por autoridades. Em seguida, ela visitou a Casa de Recuperação Sacramento de Amor, onde falou sobre as propostas do MDS e de projetos do governo federal para o apoio de Casas Terapêuticas. Outro local visitado por Márcia Lopes foi a Casa de Recuperação Força para Viver.
O Banco de Alimentos, que é referência para outras cidades, também recebeu a visita da ministra. Na unidade, ela foi recebida pelos funcionários e pelo coordenador Adriano Silva, que mostrou à Márcia Lopes todos os projetos que são desenvolvidos pelo Banco de Alimentos, sendo bastante elogiados por ela.
À tarde, a chefe do MSD concedeu uma entrevista coletiva à imprensa formiguense. Ela disse que a visita à Formiga ocorreu por várias razões. A ministra também participou da inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras II), no bairro Nossa Senhora de Lourdes (antigo Lar Solidário). ?Estamos aqui para inaugurar o Cras II, também tive a oportunidade de fazer uma visita ao Banco de Alimentos, que é uma referência, pois tem uma boa articulação, a equipe faz uma preparação, uma higienização desses alimentos que, em seguida, são distribuídos para escolas, redes sociais, creches e comunidades. Enfim, é um trabalho que entendemos que é de maior importância na área de alimentação nutricional? .
No Cras II, Márcia Lopes foi recebida pelo prefeito Aluísio Veloso/PT; pelo secretário de Desenvolvimento Humano, Luís Carlos da Silva; pelo vereador Gonçalo Faria/PSB, representando o Legislativo; pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), João Batista Santos, pela presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), Lezir Maria de Oliveira; além de outras autoridades, lideranças e pessoas da comunidade, em especial frequentadores do Cras.
Na oportunidade, a ministra conheceu as dependências do Centro, assistiu apresentações de dança dos alunos do Projovem Adolescente e fez o descerramento da placa de inauguração. Ela ainda conheceu o time de vôlei Cras II, que tem participado de competições no Estado.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras II) atende a 400 pessoas por semana, entre mães, jovens e crianças. São oferecidas atividades de dança, artesanato e esporte. Nas dependências do Cras há um Telecentro, com 15 computadores, quadra poliesportiva e cozinha industrial montada e em funcionamento.
Márcia Lopes ainda formalizou o convênio de parceria do Programa de Aquisição de Alimentos entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Prefeitura.

Encontros com prefeitos e políticos

A ministra do MDS participou de um encontro com prefeitos e secretários de assistência social de municípios da região, quando tratou de questões relativas a cada cidade e fez um raio-x de cada localidade no que diz respeito à assistência social. O encontro foi realizado no Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap).
Fechando a agenda na cidade, à noite, Márcia Lopes participou de uma mobilização política ?pró-Dilma?. O encontro com as lideranças políticas ocorreu na Estacar Festas e Eventos, no centro da cidade, com a participação de várias autoridades

COMPATILHAR: