Belo Horizonte será uma das cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014. A declaração foi feita ontem pela Ministra do Turismo, Marta Suplicy, em visita a Brumadinho, na região metropolitana da capital. Ela explicou que o ministério está fazendo um levantamento de todo o potencial turístico das 18 cidades candidatas a abrigar os jogos do Mundial. Em fevereiro sairá o primeiro resultado desse estudo. Com ele, apontaremos o que as cidades precisam mudar para atingir um nível turístico internacional, explicou.
Dezoito cidades se candidataram como sede, mas somente 12 serão escolhidas. Belo Horizonte, com certeza, será uma das escolhidas, mas deve melhorar, por exemplo, o setor hoteleiro. Para isso, vamos fazer diagnósticos, desenvolver seminários aqui e no exterior para captar investidores privados para o setor, informou a ministra.
Ainda segundo Marta Suplicy, serão necessários investimentos não só na capital, mas nas cidades localizadas em um raio de até 300 quilômetros de Belo Horizonte, onde os turistas deverão passear durante o evento. Os jogos da Copa ocorrem em no máximo três dias da semana. Nos outros, os estrangeiros vão conhecer os pontos turísticos da região. E, para isso, é preciso que se tenha estrada, hotéis e restaurantes, explicou.

Investimento
A ministra garantiu, ainda, que haverá recursos para investimento também na capacitação de pessoal para atendimento ao público. Segundo ela, só em 2007, a verba para treinamento de profissionais saltou de R$ 9 milhões para R$ 42 milhões. Vamos gastar mais, pois teremos uma oportunidade única de mostrar que não somos apenas o país do Carnaval e do futebol. A Copa será a nossa chance de dizer ao mundo que temos capacidade de abrigar um evento de grande porte, afirmou com otimismo.

COMPARTILHAR: