Toda a população de Formiga foi pega de surpresa na manhã de quinta-feira (3), com a notícia de que o prefeito Moacir Ribeiro resolveu, por conta própria, mudar os rumos de sua administração.
Essa pedra já havia sido cantada pelo Nova Imprensa, no editorial publicado na edição 893 do semanário, publicado no dia 28 de março e, agora, se confirmou com a notícia transmitida pelo radialista Jaime Mendonça que, durante toda a manhã de quinta-feira, reportou a seus ouvintes as palavras que Moacir lhe dissera no dia anterior (2), dando conta de que a partir de agora, muita coisa mudará na cidade: vários secretários municipais, diretores e ocupantes de cargos de confiança serão exonerados, novas políticas públicas serão implementadas, porém, será necessário o apoio da população para que tudo isso ocorra.
De acordo com o radialista, o prefeito garantiu que será um tempo de mudanças importantes e impactantes, todas visando atender aos anseios da população.
A pedido do próprio prefeito, a ?boa nova? foi repetida por dez vezes (literalmente) durante a programação matutina da Rádio Líder-FM.
A informação de que a atitude partiu apenas de Moacir Ribeiro, sem haver cientificado de antemão, sequer ao seu chefe de Gabinete, José Terra de Oliveira Júnior (Terrinha) e o secretário de Comunicação, Flávio Roberto, foi confirmada pelos próprios responsáveis pelas pastas quando questionados.
A notícia foi apenas reproduzida, sem uma entrevista ao vivo com o prefeito, porque Moacir esteve em Belo Horizonte durante toda a quinta-feira e permanece na capital nessa sexta-feira (4) para, possivelmente, assistir à posse de Alberto Pinto Coelho. O até então vice-governador do Estado assumirá o cargo de governador no lugar de Antônio Anastasia, que se afasta a partir desta sexta-feira.
Se há mesmo o desejo de mudar os rumos administrativos no município, de deixar o cansativo discurso de que tudo vai bem e que há apenas uma campanha promovida por ?viúvas eleitorais? que o perseguem, Moacir terá que divulgar, o quanto antes, a lista de exonerações, juntamente com as medidas a serem tomadas e os prazos para que tais políticas públicas saiam do papel e se tornem realidade para a população.
De fato, até o momento não há nada de concreto. Apenas mais um ?compromisso? de atender à população, o que, convenhamos, desde o início deveria ter sido o objetivo desta administração que, em 14 meses de mandato, não conseguiu cumprir nenhuma de suas promessas, sequer terminar obras iniciadas na gestão anterior, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e ainda enfrenta uma Comissão Processante no Legislativo, podendo passar por uma desgastante votação para a cassação de mandato do prefeito. O que se não ocorrer de fato, por falta de apoio de 2/3 dos vereadores, será o suficiente para desgastar ainda mais, a imagem de Moacir, que apesar de homem popular, já não é mais tão bem quisto em boa parte de seus redutos eleitorais.
Agora, cabe ao povo esperar para ver se o mandato de Moacir começará de fato, primando pelo desejo popular, como foi prometido repetidas vezes durante a campanha eleitoral, que parece haver continuado até os dias de hoje.
Nos corredores do prédio da Prefeitura circulam boatos dos prováveis participantes da lista de cortes e a bolsa de apostas, por ali, já é uma realidade.
Alguns dos tais figurantes aparecem na lista com cotação de muitas estrelas. Numa escala de 1 a 5, são vários os que aparecem com nota 4.
Dentre alguns secretários, há um entendimento de que todos os detentores de cargos de confiança devem colocar seus cargos à disposição para deixarem o prefeito mais à vontade para colocar em prática sua nova política.

COMPATILHAR: