Da Redação

No próximo sábado (13) ocorrerá o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país. Em Formiga, todos os Programas de Saúde da Família (PSF’s) funcionarão das 8h às 17h para atender as pessoas impossibilitadas de comparecer durante a semana.

A meta de vacinação do público-alvo no município é de 20 mil pessoas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o último levantamento feito pela pasta, no dia 2 de maio, 5.087 pessoas já haviam recebido uma dose da vacina. Esse resultado  corresponde a cerca de 25% do público-alvo total.

O público-alvo da vacinação contra a gripe são os idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos; grupos especiais (pessoas que possuem baixa imunidade devido a alguma doença); privados de liberdade e profissionais do sistema prisional; professores em atividade; e profissionais da saúde.

Segundo o levantamento parcial da Secretaria de Saúde, os idosos foram os que mais procuraram os PSF’s, chegando a 3.196 pessoas imunizadas, o que compreende a 36% do total. Gestantes e crianças ainda representam um número considerado baixo, chegando a 149 e 669, respectivamente. Em ambos, a média é de apenas 10%. A secretaria não divulgou o número de imunizados do restante do público-alvo.

A coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Dalva da Costa, solicita à população que quem tiver condições de ir tomar a vacina durante a semana, não deixar para sábado. “É comum que as pessoas deixem para procurar se imunizar no final do prazo ou no Dia D. No entanto, pedimos para quem puder se adiantar já procure seu PSF para realizar o procedimento”.

Quem for se vacinar deve levar o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto. O  procedimento é feito em todos os PSF’s, entre as 7h e as 16h, de segunda a sexta-feira. O setor de vigilância epidemiológica espera que todos sejam vacinados até o fim da campanha, no  dia 26 deste mês.

 

Fonte: Secom ||

COMPATILHAR: