Começa neste final de semana o Campeonato Mineiro do Módulo I. Serão realizadas seis partidas, com destaque para Cruzeiro x Caldense, que se enfrentam em Sete Lagoas e para a estreia do Funorte, que receberá o Atlético em Montes Claros.
Serão 12 times se enfrentando em turno único. Diferentemente dos anos anteriores, apenas os quatro primeiros colocados farão os confrontos semifinais (1º x 4º e 2º x 3º), em jogos de ida e volta. Os vencedores se enfrentarão, também em ida e volta, na grande decisão. As quartas de finais foram eliminadas para a edição 2011.
Cruzeiro e Atlético farão o grande clássico no dia 12 de fevereiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O estádio será utilizado pelas duas equipes e também pelo América, já que o estádio Independência ainda está em obras. O prazo para conclusão é até julho.
Base mantida
O Cruzeiro recebe a Caldense em Sete Lagoas com um time formado por jogadores que já estão no clube desde o ano passado. Do time titular que terminou o ano, apenas Jonathan foi negociado com o Santos. Em seu lugar entra Rômulo, que já fazia parte do elenco. No meio campo, Cuca opta por Gilberto na armação ao lado de Montillo. No ataque, Wellington Paulista retorna e formará dupla com Thiago Ribeiro. Os sete reforços do clube para a temporada estão regularizados, mas nenhum deles deve ganhar a vaga de titular.
Novelas de verão
Depois de negociações arrastadas envolvendo Kleber, Rafael Moura e Leandro Guerreiro (a única com final feliz), o Cruzeiro ainda trabalha para contratar o zagueiro Maurício Victorino, 28 anos, que joga na Universidad de Chile e foi titular da seleção do Uruguai na última Copa do Mundo. O Cruzeiro já tem tudo acertado com o jogador, mas não chegou no preço pedido pela equipe chilena. Equipes da Europa como o Atlético de Madrid, Benfica e West Ham estão de olho no atleta e podem abrir concorrência caso Zezé Perrella não faça um esforço extra.
Aposta no experiente
O América entra forte para a disputa do Módulo I e tem em Fábio Júnior sua principal esperança. Vice-artilheiro da Série B do ano passado, com 19 gols, o atacante disse ao Globo Esporte ter feito planos ousados para 2011. ?Não gosto de revelar minhas metas, pois se você fala e não atinge vira cobrança. Mas quero pelo menos fazer mais gols do que no ano passado, quando fiz uns 28. Quem sabe não faço 33, um para cada ano de vida?, brincou.
Na lata
?Eu nunca trabalhei com a possibilidade de cair. Eu falo que não vou cair porque não sou presidente de pegar malária, de jogar no Pará, no Amazonas. É muito mais fácil eu ser assaltado no Rio de Janeiro que pegar malária no Amazonas. Aqui só tem Plano A, por seguir um plano foi que saímos da situação que estávamos?, disse o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, em entrevista ao jornal Estado de Minas.

COMPATILHAR: