O jornal Nova Imprensa e o portal Últimas Notícias realizam esta semana a terceira edição do especial ?Formiga de Bairro a Bairro? e a equipe de redação percorreu desta vez o bairro Cidade Nova.
A equipe da redação se deparou com vários problemas no setor de saúde, de segurança, como vandalismo, alto índice de criminalidade, infraestrutura deficitária, Centro de Informática que não funciona, ruas sem calçamento, além do problema de atraso de ônibus coletivo que a população do bairro enfrenta constantemente.
Saúde
Como no bairro Engenho de Serra, o principal problema do Cidade Nova é a saúde. A Unidade Básica de Saúde (UBS) está com as instalações muito precárias, a Associação do Bairro teve que procurar meios pela promotoria pública para trocar a cadeira de atendimento do dentista.
O problema nessa área não é apenas as instalações do posto de saúde, pois, segundo os moradores, quando o médico entra de licença ou férias, não fica nenhum profissional em seu lugar para atender à população e com o dentista é o mesmo caso.
A redação do Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias entrou em contato com os funcionários do posto e eles contaram que o médico saiu de férias dia 8 de julho e só voltará a atender no dia 2 de agosto e o dentista voltou a atender na quarta-feira (28), após sair 15 dias de férias.
Segundo o presidente da Associação de Moradores dos Bairros Cidade Nova, São Cristovão e Balbino Ribeiro da Silva ?o que a população do bairro mais deseja é que o problema da saúde seja resolvido urgentemente. A questão de médico no posto é um caso sério. E também tem o problema da demanda de exame, pois, consulta aqui no posto, o pedido vai para a secretaria, daí demora três meses a um ano para marcar o exame, o qual foi pedido com urgência?, reclama.
Segurança
Os moradores do bairro Cidade Nova almejam muito que seja resolvido também o problema da falta de segurança. A população do bairro convive diariamente com o tráfico de drogas e várias brigas. O problema da segurança no bairro é tão grave que muitas pessoas deixam de sair depois das 22h, com medo de serem assaltadas, espancadas e vítimas de outros crimes.
O vandalismo no bairro é outro problema sério. A pracinha perto da Escola Municipal Angelita Gomes Pereira tinha oito mesinhas com banquinhos e, agora, em algumas tem apenas mesas, em outras apenas o banco, tem apenas um em bom estado de conservação, com os quatros banquinhos e uma mesa, as outras estão todas destruídas.
Segundo os moradores, o bairro já teve índices de criminalidade bem maiores do que atualmente, mas ainda precisa melhorar. Eles também reclamam da falta de policiamento após as 22h, momento em que mais precisam, pois é um ?corre corre? de motos, carros e até de bicicletas vindo ao bairro buscar drogas.
Infraestrutura
A infraestrutura do bairro Cidade Nova também deixa a desejar, como nos outros bairros já visitados por nossa redação. Tem várias ruas sem calçamento, em algumas o calçamento é ruim, falta alguns tipos de estabelecimentos comerciais, como farmácia e açougue.
Ainda tem sérios problemas de esgoto a céu aberto, bem como na ?Estação Elevatória de Esgoto?, situada um pouco abaixo do Cemitério Parque da Saudade, pois, quando a bomba que manda o esgoto para o rio estraga, o esgoto vaza pelo ?ladrão? da bomba, atravessa a linha férrea e cai dentro de um córrego um pouco mais distante. A população comunica o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), mas, mesmo assim, demoram cerca de quatro dias para resolver o problema.
O Centro de Informática foi construído, mas não funciona, não tem funcionário trabalhando, não tem internet e quando o computador estraga ninguém conserta.
Tem o problema com uma lagoa existente no bairro, pois, com o calçamento das ruas, a terra que sobrou foi levada pelas águas pluviais para dentro da lagoa, que ficou assoreada. Era um local no qual havia vários peixes e hoje está praticamente seca.
Segundo os moradores, as lâmpadas da praça estavam queimadas e só foram trocadas recentemente, porque acontecerá no dia 9 de agosto a Câmara Itinerante no bairro Cidade Nova.
Transporte
No bairro tem três linhas de ônibus e todas ?vivem atrasadas?. As pessoas que trabalham no centro têm que ?pegar? o coletivo com uma hora de antecedência para conseguirem chegar no horário às empresas.
Esportes
O bairro Cidade Nova tem como atrativo no esporte o ?Campo da Globoaves? e uma quadra de esportes, mas não tem nenhum incentivo ao esporte, faltam uniformes e a quadra está precisando de uma reforma, pois está em situação lamentável: as traves dos gols estão quebradas, a quadra está precisando ser pintada novamente, pois já não se identificam as linhas, tem pouca iluminação e ainda não é coberta. Os praticantes de esportes do bairro têm que descer para as quadras do centro, para jogar futsal.
A associação está tentando incentivar o esporte, está marcando um torneio de futsal, vai soldar e pintar as traves do gol. O bairro conta também com uma pista de skate.
Atrativos
Apesar dos diversos problemas, o bairro Cidade Nova tem alguns pontos positivos, mas não tem muitos atrativos. O bairro tem 27 casas populares e a Globoaves, que atualmente é uma das maiores empresas da cidade.
Uma das marcas do Cidade Nova é o Cemitério Parque da Saudade, que é um dos mais bonitos da cidade. E os moradores do bairro agradecem muito ao chefe do Setor de Funerária e Cemitérios Municipais, João Carlos Vespúcio, que fez grande melhorias no cemitério.
A população reclama muito que não tem no bairro nenhuma festividade e nenhum atrativo que toda a família possa freqüentar.
Associação de Moradores dos Bairros
A Associação de Moradores dos Bairros Cidade Nova São Cristovão e Balbino Ribeiro da Silva é uma entidade apenas representativa, pois não recebe verbas. O próprio presidente da entidade assume que a população do bairro é desunida e quase nunca participa das reuniões. Então, a associação apenas recebe as reclamações dos moradores e às repassa aos órgãos competentes.
O presidente avisa a todos os moradores dos bairros Cidade Nova, São Cristovão e Balbino Ribeiro da Silva que sábado (31), haverá votação para decidir a nova presidência da associação de bairro.
Mensagem ao Legislativo e ao Executivo
O presidente da Associação de Moradores dos Bairros Cidade Nova, São Cristovão e Balbino Ribeiro da Silva deixa a seguinte mensagem aos poderes públicos da cidade: ?O prefeito tem que participar mais nas comunidades, pois este bairro é uma bairro bem abandonado. A gente procura secretário, não conseguem resolver nossos problemas, passava mensagem para o secretário também nada, a resposta não vinha.
Tem muita coisa no bairro muita coisa boa que o prefeito fez, como o Centro Tecnológico, ampliação da escola, só que, como o Centro de Informática, começou bem, construiu, mas não dá a assistência necessária para o funcionamento, está parado, a comunidade não usa, nem a escola. Acredito que o prefeito deveria ouvir e atender mais as reivindicações das comunidades, principalmente das associações, pois são elas que representam os moradores dos bairros.
Já os vereadores deveriam vir mais até os bairros, nós até temos um represente aqui, é o único que veio aqui até hoje, os vereadores não vem ao bairro Cidade Nova nem para pedir votos, a não ser este representante.
Estas reuniões que eles estão fazendo nos bairros eu acho muito importante, pois é uma forma deles ouvirem os problemas do povo?.

COMPATILHAR: