Um bebê de 10 meses morreu após ter sido picado por um escorpião. O menino estava internado no Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, em estado grave e faleceu no início da noite dessa quarta-feira. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) não souber dizer se a vítima era moradora da capital.
No começo do mês de agosto, a Secretaria de Estado de Saúde divulgou o registro de 14 mortes de pessoas picadas por escorpião em Minas Gerais. Em 2011, foram registrados 2.171 casos. Já em 2010, 25 pessoas morreram e 11.324 foram picadas.
Dados do Ministério da Saúde apontam que Minas é o estado com maior número de acidentes com animais peçonhentos no Brasil. Em 2010, foram mais de 19,8 mil casos, a maior parte deles ocorreram durante o verão, principalmente entre os meses de novembro e fevereiro.
A última morte ocorreu no último dia 3, em Sete Lagoas, região Central de Minas. A vítima era uma menina de cinco anos, que foi picada na zona rural.
Cuidados
No caso de picada, os médicos orientam o paciente a procurar um posto de atendimento de saúde mais próximo. Se o caso for grave, a vítima deve ser transferida para um hospital. Especialistas orientam as vítimas a evitar qualquer tipo de procedimentos, como lavar o local da picada. Se o escorpião for capturado, é bom levá-lo para que ele seja identificado.
Dicas para evitar acidentes
? Usar telas ou manter fechados os ralos de pias, tanques e banheiros
? Proteger as soleiras das portas com borrachas ou sacos de areia
? Eliminar as frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas
? Quintais com material de construção devem ser sempre vistoriados pelo morador
? Agitar sapatos, roupas e panos úmidos antes de usá-los
? Eliminar baratas, alimento preferido do escorpião
? Manter limpas e vedadas as caixas de gordura, esgoto, de redes elétrica e telefônica
? Não acumular lixo e entulho
? Conservar camas e berços afastados, no mínimo, dez centímetros da parede
? Evitar que lençóis toquem o chão

COMPATILHAR: