A morte de Heath Ledger coloca o grande estúdio de cinema Warner Bros em uma situação delicada para promover o próximo Batman, que tem o ator australiano interpretando um dos personagens principais, afirmam os especialistas da sétima arte.
Desde antes do anúncio da morte do ator, constatada na terça-feira em seu apartamento em Nova York, o frenesi já havia se instalado em Hollywood em torno de sua atuação em O Cavaleiro das Trevas, o sexto episódio das aventuras do super-herói, em que vive o vilão Coringa.
Os primeiros trailers e cartazes do filme, cuja estréia está prevista para julho nos Estados Unidos, mostram um Ledger irreconhecível sob uma maquiagem horripilante e parecem indicar que o ator, indicado ao Oscar em 2006 por O Segredo de Brokeback Mountain, deu ao personagem uma dimensão sem precedente.
Segundo os analistas de Hollywood, a espera por O Cavaleiro das Trevas vai se intensificar em razão da curiosidade mórbida do público, ansioso em ver Ledger em seu último papel.
Mas a morte do ator aos 28 anos impõe também à Warner o problema de como comercializar este filme, dotado de um orçamento de US$ 150 milhões (cerca de R$ 268 milhões), sem dar a impressão de tirar proveito desta tragédia.
A Warner se encontra em uma posição difícil. Eles queriam antes do ocorrido tirar proveito dos bons comentários em torno da performance de Heath, explica à AFP Jeff Bock, da empresa Exhibitor Relations, que analisa a cada semana as bilheterias americanas. Mas agora será preciso efetuar uma guinada de 180 graus.
Há precedentes na história do cinema de filmes que estrearam após as mortes de suas jovens estrelas, principalmente Assim Caminha a Humanidade, com James Dean, em 1956 e O Corvo, com Brandon Lee, em 1994.
Segundo Bock, Warner terá de um lado que prestar homenagem a Heath, mas por outro, este será um dos maiores filmes do verão. Batman é uma das maiores marcas em Hollywood, é uma franquia que rende US$ 1,6 bilhão (cerca de R$ 2,86 bilhões) desde 1989, lembra.
Para Lew Harris, editor chefe do site especializado Movies.com, o estúdio vai sem dúvida retirar a imagem de Ledger dos cartazes do filme, e substituí-los pela de Christian Bale, que vive o super-herói desde Batman Begins, de 2005.
Acho que o estúdio será muito prudente e não vai querer levantar suspeitas de que tentará tirar proveito da tragédia de uma forma ou de outra, explica Harris à AFP. Causaria consternação ver as imagens do Coringa vivido por Heath Ledger em outdoors ou pontos de ônibus.
A Warner ainda não indicou qual será sua estratégia.
Mas Stuart Levine, redator chefe adjunto da influente revista Variety, considera que retirar completamente Ledger da campanha de promoção seria um erro: Neste filme, as pessoas vão querer ver como Heath Ledger interpreta o Coringa, disse. Os trailers de O Cavaleiro das Trevas foram muito interessantes. A imagem de seu rosto é de tirar o fôlego, disse.
Um alto funcionário de um estúdio rival da Warner também considerou que mudar a estratégia de comercialização do filme seria um erro.
A melhor coisa que pode acontecer é que este marketing continue e que a campanha não se transforme em uma estranha cerimônia fúnebre, declarou ao Wall Street Journal, sob anonimato.
Bock ressalta, por sua vez, que O Cavaleiro das Trevas será de qualquer maneira marcado por um sentimento de melancolia, ao contrário do que deveria ser um filme de grande orçamento.
Morte de Heath Ledger deixa Warner em situação delicada
A morte de Heath Ledger coloca o grande estúdio de cinema Warner Bros em uma situação delicada para promover o próximo Batman, que tem o ator australiano interpretando um dos personagens principais, afirmam os especialistas da sétima arte.