A morte de três macacos em Divinópolis é investigada por suspeita de febre amarela, informou nessa quarta-feira (23) a Vigilância Sanitária Municipal. Segundo o órgão, os micos foram encontrados em diferentes pontos da cidade e material foi coletado para análise na capital mineira.

A vigilância disse que o último animal foi localizado nessa quarta-feira no bairro Catalão. Outro macaco foi encontrado na terça-feira (23) no bairro Esplanada. O primeiro mico morto foi recolhido no dia 12 de janeiro no bairro Belvedere. Todos os registros partiram de denúncias recebidas pelo “Disque Dengue” (37 3221-3722).

Macacos não são transmissores de febre amarela, mas, como a doença é considerada restrita a ambientes silvestres no Brasil, a morte desses animais é considerada um indicador da presença do vírus na região e auxilia as equipes de saúde no trabalho de prevenção em humanos.

Na região, a Prefeitura de Bambuí também informou na terça-feira ter encontrado um mico-estrela morto na cidade, o que levou as autoridades a reforçarem o alerta para a importância da vacinação contra a febre amarela.

Em 2017, cinco micos foram encontrados mortos em Divinópolis, mas os exames deram negativo para febre amarela.

Febre amarela

No Centro-Oeste de Minas, apenas uma morte foi confirmada e ocorreu em Carmo da Mata. Entre os casos suspeitos, por enquanto, a secretaria divulgou que estão em investigação dois pacientes de Itaúna, um de Estrela do Indaiá e um de Carmo da Mata.

Até esta publicação, não havia nenhuma morte de macaco por febre amarela confirmada na região.

A SES divulgou que 25 pessoas morreram no Estado em decorrência da febre amarela entre dezembro de 2017 e esta terça-feira. Desde o último informe epidemiológico, divulgado no dia 17, foram dez novos óbitos confirmados.

Devido ao avanço da doença no Estado, o Governo de Minas publicou uma resolução que determina a liberação de R$ 2,4 milhões para as cidades que tiveram casos confirmados de febre amarela ou aquelas em que macacos morreram em decorrência da doença.

A cidade de Carmo da Mata deve receber R$ 100 mil em recursos para o trabalho de prevenção e combate à febre amarela.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: