O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou inquérito nessa sexta-feira (23) para apurar possível crime de apologia a maus-tratos a animais por parte do vereador da cidade de João Pinheiro, no Noroeste de Minas, Eli Corrêa (DEM).

De acordo com o jornal O Tempo, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de João Pinheiro na segunda-feira (19), que visava aprovar o Projeto de Lei (PL) 79/2021 para conscientizar crianças da importância da proteção animal, o parlamentar afirmou que os animais de rua deveriam ser mortos a tiros.

“Cachorro na rua, pra mim, é perder tempo. Eu, se passar por cima de um cachorro, nem olho para trás. Cachorro na rua é proibido, fica atentando os outros, pega um coitado aí, as vezes está doente, o cachorro pega aí, a pessoa até morre por conta de uma mordida de um cachorro. Principalmente essas épocas, agosto e setembro, que cachorro fica doido, fica louco, morde qualquer um. Tem que matar é no tiro e na carreira”, contou o parlamentar sobre como agiria caso encontrasse um animal. 

Na mesma sessão, o PL 79/21, de autoria do vereador Cabo Vieira (PP) foi aprovado por 11 votos a um, tendo o vereador Eli Corrêa como único contrário à matéria. A fala do parlamentar foi gravada em vídeo pela Câmara Municipal e gerou indignação nas redes sociais, principalmente entre defensores do direito animal.

Após a repercussão do caso, em nota emitida pela assessoria de imprensa, o vereador pediu desculpas pela fala e disse que foi tomado pela emoção do pronunciamento. “Infelizmente fui tomado por emoção no meu pronunciamento sendo infeliz em algumas partes do meu discurso. Quero deixar claro que sou a favor de cães e de todo tipo de animais, sendo eles bem alimentados e de devidamente cuidados, para não trazer risco à população”, finalizou a nota

A Câmara de João Pinheiro não informou se o vereador vai sofrer alguma penalidade administrativa.  

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: