O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através do promotor de Justiça, Eduardo Fantinati, ofereceu na tarde desta quinta-feira (26) a terceira denúncia em desfavor de membros da “organização criminosa” que teria atuado no Município de Arcos, praticando crimes contra a Administração Municipal, entre os anos de 2009 a 2016.

Essa é terceira denúncia feita pelo MP após o desencadeamento das operações “Ônibus Fantasma” e “Rota Alternativa”, deflagradas em 06/12/2018 e que resultaram na prisão do ex-prefeito de Arcos, de três vereadores e de diversos empresários.

Após as operações deflagradas em dezembro de 2018, o MPMG celebrou acordos de colaboração premiada com parte dos envolvidos e conseguiu obter provas da participação de outras pessoas na organização criminosa denunciada, além de ter obtido documentos comprobatórios de fraudes em licitações, superfaturamento de contratos e crimes de corrupção ativa e passiva no âmbito do transporte escolar rural e urbano de Arcos.

Dentre os denunciados estão o ex-prefeito, cinco empresários do ramo de transportes e dois ex-servidores públicos efetivos da Prefeitura Municipal de Arcos.

Dos cinco empresários citados, dois celebraram acordos de colaboração premiada. E dos servidores, um deles também celebrou acordo com o MP.

Segundo o Promotor Eduardo Fantinati, esse processo não corre sob segredo de justiça, pois foi solicitado o levantamento do sigilo em homenagem ao princípio constitucional da publicidade dos atos públicos, sobretudo porque as investigações revelam questões de interesse da população e versam sobre a defesa do patrimônio do Município de Arcos.

Agora cabe à Justiça, aceitar ou não essa terceira denúncia envolvendo as Operações “Rota Alternativa” e “Ônibus Fantasma”.

 

Fonte: Matéria do Arcos Notícias||https://www.arcosnoticias.com.br/noticia/775/MPMG-oferece-Terceira-Denuncia-sobre–Rota-Alternativa–e–Onibus-Fantasma-
COMPATILHAR: