O outono começa na próxima quarta-feira (20) e os últimos dias do verão serão marcados pelo calor e umidade típicos da estação; a máxima esperada é de 32ºC e pancadas de chuva podem ser registradas à tarde e a noite.

A estação que marca o período seco, o outono, terá início às 18h58 de quarta-feira e sua chegada será sentida pela diminuição do calor principalmente no início da manhã e à noite. A partir de quinta-feira (21) os termômetros registrarão máximas abaixo dos 30°C.

Influência do El Niño

O outono deste ano será marcado pela influência do El Niño, que mesmo estando com fraca intensidade, vai influenciar a chuva e a temperatura da estação. O fenômeno deve atuar até o fim de junho, mas enfraquecendo cada vez mais.

De forma geral, o outono na região Sudeste terá menos frio do que poderia ter. A primeira onda de frio com força para realmente derrubar a temperatura deve ser na primeira quinzena de maio. Os eventos de frio relevante duram poucos dias.

Chuva

Uma das principais características do outono no Brasil é a redução da frequência e do volume médio de chuva.  Segundo o Climatempo, com a interferência do El Niño, a chuva do começo da estação não obedecerá aos padrões típicos da estação.

Na região Sudeste, a chuva de abril fica concentrada sobre Minas Gerais e Espírito Santo, enquanto que os temporais diminuem muito em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Chuva de maio e de junho fica próxima da média em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O estado de São Paulo é o que deve ter menos chuva durante o outono. De forma geral, a chuva de São Paulo será dentro ou abaixo da média em todos os meses.

 

Confira a previsão para Formiga:

Segunda-feira (18): Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Variação: ↓18°C – ↑32°C
Terça-feira (19): Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Variação: ↓18°C – ↑32°C
Quarta-feira (20): Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Variação: ↓18°C – ↑32°C
Quinta-feira (21): Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Variação: ↓17°C – ↑28°C
Sexta-feira (22): Sol com muitas nuvens a nublado com chuva no fim da manhã. Tarde e noite chuvosas. Variação: ↓16°C – ↑27°C

 

 

 

COMPATILHAR: