Dez mulheres foram homenageadas pelos vereadores com o título ?Mulher Cidadã?, destinado àquelas que se destacaram no município e em razão do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
A advogada do Legislativo, Adriana Costa Prado fez uso da ?Tribuna do Povo? para falar sobre a data. O título foi criado por meio da lei municipal 4.316, de 7 de maio de 2010, pelo ex-vereador Gonçalo Faria.
As indicadas agradeceram pelo reconhecimento. A homenageada do vereador Zezinho Gaiola não pode comparecer ao plenário por motivos de doença. Já pastor Manoel, que não esteve presente na reunião, foi representando pelo seu assessor parlamentar, Ezequiel Fonseca.
A data
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, fazendo referencia ao protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York.
Em 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist matou 146 trabalhadores – a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Para vários historiadores, é considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.
Mulheres homenageadas:
Marina de Castro Reis ? Arnaldo Gontijo
Maria Cristina Labella de Carvalho ? Evandro Donizeth (Piruca)
Maria Lourdes Castro Pereira ? Zezinho Gaiola
Irene Langsdorff da Silva ? Cabo Cunha
Lúcia Helena de Castro Cruz ? Josino Bernardes
Luciane Costa Saporetti ? Juarez Carvalho
Hortência Rodrigues Nunes ? Luciano Duque
Pastora Ednaura Lima ? Manoel Messias
Marisa Soares Lima ? Mauro César
Creusa Martins da Silva ? Rosimeire Mendonça (Meirinha)

COMPATILHAR: