A cada ano que passa, o país conta com mais mulheres empreendedoras. Em 2002, a participação feminina chegava a 42% no Brasil. Em 2012, esse número chegou a 49,6%, ou seja, do total de 27 milhões de empreendedores, 13 milhões eram mulheres. No estado, de acordo com levantamento do Sebrae Minas, 33% das micro e pequenas empresas são comandadas pelo sexo feminino.
O estudo da entidade mostrou o perfil da empreendedora mineira. Um dos destaques é a importância dada aos estudos. É maior o número de mulheres que tem ensino superior completo ou pós-graduação (36%) do que os homens (31%). Com relação à faixa etária, mais da metade delas (52%) tem entre 31 e 50 anos.
Comandante
Maria José de Lima Freitas, a Mazé, 42, é uma das mulheres que comandam não só a família, mas uma empresa, que hoje conta com 20 funcionários. Hoje em dia tem muitas mulheres como eu, que decidem coisas em casa e no trabalho, observa.
Depois de perder o emprego no setor de limpeza num banco em 1998 e com dificuldades de se recolocar no mercado, ela começou a vender doces em Carmópolis de Minas, região Centro-Oeste do Estado em 1999. Comprei os ingredientes a prazo. Meu lucro inicial com o doce foi de R$ 20. Foi assim que eu comecei, diz.
Com ajuda do Sebrae, a Mazé Doces Artesanais hoje comercializa seus produtos em todo o país. O sucesso a colocou na final do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, vencido ontem pela empresária Agda Oliver, proprietária da oficina Meu Mecânico, no Distrito Federal.
Sonho
As mulheres continuam interessadas em se tornar donas do próprio negócio. No ano passado, mais de 78 mil procuraram informações sobre abertura e gestão de negócios no Sebrae Minas. Elas representaram 43% dos atendimentos.
E não é só como dona do seu próprio negócio que as mulheres vêm ganhando espaço. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada em janeiro deste ano, o número de mulheres no mercado de trabalho, aumentou de 53% em 2002 para 61% em 2012. A
atendente Janaína Márcia da Cunha conta que sua ajuda financeira é essencial na sua família. Em torno de 60% dos gastos sou eu quem pago, diz.

COMPATILHAR: