É comum a falta de tempo do dia a dia atrapalhar na limpeza do carro, principalmente após uma viagem ao campo em estrada de terra. Mas você sabia que um decreto pode punir quem transitar com o carro sujo? O valor cobrado é de R$ 130.

 Multa para carro sujo? Entenda o caso

A decisão foi da Prefeitura de Congonhas, município localizado na região do Alto Paraopeba, em Minas Gerais.

De acordo com o Decreto nº 6.094, do mês de dezembro de 2014, fica proibido o tráfego de veículos que possam causar danos à pessoas e vias públicas devido a sujeira provocada pela deposição de resíduos de minério.

No período de chuvas, por exemplo, como acontece agora, a probabilidade é de veículos ficarem mais sujos, principalmente por conta de lama.

Além da multa no valor de R$ 130, o motorista pego andando com o veículo nestas condições também recebe quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os agentes da guarda municipal são os responsáveis por autuar os condutores.

Por que a multa foi criada?

Conforme traz o decreto, a cidade de Congonhas está situada às margens da BR-040, cujo trecho possui um alto volume de tráfego de caminhões que transportam minério.

Portanto, a rodovia acaba ficando suja com o material e também sujando os carros que passam por lá, principalmente em dias de chuva.

Essa sujeira trazida pelo elemento pode gerar impactos ao meio-ambiente e à saúde dos moradores.

Além disso, o decreto também proíbe carros e caminhões nestas condições que vêm de mineradoras. Neste caso, os motoristas devem checar a situação do veículo e limpá-lo, caso esteja sujo, antes de adentrar os limites da cidade.

Fonte: Edital Concurso Brasil

COMPATILHAR: