A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta sexta-feira (18), o resultado do último Levantamento de Índice Rápido (LIRA), realizado no município. Segundo os dados levantados pelo LIRA, o índice de infestação encontrado na cidade foi de 8.6. Esse resultado mostra que, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a cidade apresenta um alto risco para transmissão da dengue. O Ministério da Saúde estabelece os seguintes parâmetros de classificação da infestação: 0 a 0,9% de baixo risco, 1% a 3,9% de médio risco e acima de 4,0% de alto risco.
A educadora em Saúde, Luciene Cristina da Silva, informou que 75,2% a dos focos da doença foram encontrados nas residências. Todos os bairros da cidade apresentaram altos índices do mosquito transmissor da doença, mas nos bairros Industrial, Maringá, Sousa e Silva, Mangabeiras, Planalto, Saudade, Del Rei, Nirmatele, Palmeiras, Por do Sol, São Lourenço, São Sebastião, Vila Imperial, Vila Maria Cristina, Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração de Jesus, São Luiz, e Vila São Vicente, a situação é ainda mais preocupante.
?Precisamos apresentar o problema à população para que todos fiquem alertas e possam ajudar ao combate à Dengue. A equipe da Secretaria de Saúde já está trabalhando e o secretário da pasta (Rafael Alves Tomé) estuda a possibilidade de se decretar Estado de Emergência no município?, disse o coordenador do Setor de Endemias, Ismael Geraldo da Silva (Lobão).
Casos suspeitos
Existem quatro casos suspeitos e, todos os quatro casos, estão em investigação. De acordo com a Secretaria de Comunicação, a educadora em Saúde, Luciene Silva, explicou que nesses casos, o Setor de Controle de Endemias realiza um trabalho de bloqueio. Esse trabalho consiste na delimitação de uma área de 150 metros, em torno da casa onde mora o paciente e, nessa área, é realizado um trabalho de eliminação do foco e seu tratamento com larvicida.
Apoio da População
A equipe de Educação em Saúde explicou que, nas residências, os recipientes onde são encontrados os focos com mais frequência são: os depósitos móveis (bebedouros de animais, utensílios domésticos, baldes, bacias, panelas) e nos pratinhos e vasos de plantas. Outro foco de dengue são os pneus que estão armazenados de forma incorreta, nas residências.
A Secretaria de Saúde pede também, à população que, em caso de suspeita de dengue, a pessoa entre em contato com autoridades de Saúde para que possa ser feita a investigação e os trabalhos necessários para o controle da doença.

COMPATILHAR: