Bom Despacho, Formiga, Capitólio e Lagoa da Prata estão entre os oito municípios do Centro-Oeste que pulicaram decreto oficializando a participação no “Minas Livre Para Crescer”, programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sede), que visa tornar o ambiente de negócios menos burocrático e mais atrativo para os empreendedores.

Conforme lista divulgada no site da Sede, Arcos, Divinópolis, Pequi e Santo Antônio do Monte estão em fase de elaboração do decreto para oficializar o programa. 

Até a última atualização desta matéria, apenas a assessoria de comunicação de Divinópolis respondeu que o documento foi publicado no dia 2 de junho.

De acordo com o governo, o “Minas Livre Para Crescer” propõe ações com foco na liberdade econômica, medidas desburocratizantes e de boas práticas para que os municípios tornem o ambiente de negócios mais favorável ao empreendedorismo. O programa também estabelece garantias ao livre mercado nas cidades mineiras.

Veja abaixo a tabela com os municípios e o andamento do processo de adesão ao programa:

‘Minas Livre Para Crescer’

MunicípiosAndamento do Processo
ArcosEm elaboração do decreto
Bom DespachoDecreto publicado
CapitólioDecreto publicado
Carmo do CajuruContato iniciado
DivinópolisEm elaboração do decreto
FormigaDecreto publicado
IguatamaDecreto publicado
ItaúnaContato iniciado
Lagoa da PrataDecreto publicado
LuzDecreto publicado
MoemaDecreto publicado
Nova SerranaContato iniciado
OliveiraContato iniciado
Pará de MinasDecreto publicado
PequiEm elaboração do decreto
Santo Antônio do MonteEm elaboração do decreto
Fonte: SEDE/MG

O Programa

O programa conta com o apoio de empreendedores e entidades parceiras para identificação de normas e medidas que podem ser modificadas para a melhoria do ambiente de negócios, com foco na desburocratização da atividade estatal pela simplificação de procedimentos e otimização da legislação de forma a estabelecer garantias à livre iniciativa.

Outra frente de atuação do programa é no auxílio aos municípios, para que os mesmos possam recepcionar a Legislação Federal e Estadual com o foco na Liberdade Econômica. Além das revisões de processos e normas voltadas para a desburocratização, por meio da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), o empreendedor pode se comunicar diretamente com o governo do Estado através da Matriz de Procedimentos, por meio da plataforma ‘Simplifique’. Com o preenchimento e envio da matriz, é possível identificar normas e procedimentos a serem aperfeiçoados pelo Poder Executivo Estadual.

Matriz de Procedimentos

A Matriz de Procedimentos é um documento a ser preenchido e enviado pelo proponente no qual será possível a identificação das normas e procedimentos a serem aperfeiçoados pelo poder Executivo Estadual.

As proposições recebidas dentro do Minas Livre Para Crescer poderão conter questionamentos acerca de dispositivos de Leis, Decretos, Resoluções, Portarias, Instruções Normativas e outros tipos de normas que regulamentam o setor produtivo e que representam eventuais entraves à atividade econômica.

Fonte: Tapiraí TV

COMPATILHAR: