A população dos municípios de Minas Gerais que contam com até 20 mil habitantes terão acesso à internet de alta velocidade (banda larga) em área urbana. O anúncio foi feito pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, na sexta-feira (18), no Palácio da Liberdade, durante lançamento do programa Minas Digital.
O projeto foi implantado pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e o programa começa a ser realizado em dez municípios, mas pode ser estendido a cerca de 200 localidades que atualmente não contam com internet banda larga e que apresentam condições técnicas para receberem a infraestrutura necessária para ativar o serviço. O investimento no programa, inicialmente, será de R$ 1 milhão.
Segundo o governador, o programa é algo revolucionário, ele será implantado nos municípios que tenham dificuldades de acesso à internet. ?Conseguimos com uma construção mineira, um know how novo, nosso, que barateou muito o custo desse empreendimento. Estamos implementando um projeto piloto em dez municípios, até para eventualmente corrigir alguns problemas que possam surgir. Mas já autorizei o projeto básico do que será necessário em mais 200 municípios do Estado, nessa faixa de população?, afirmou em entrevista.
A primeira inauguração aconteceu no sábado (19), no município de Maravilhas, na região Central. Nos próximos 30 dias, o serviço estará disponível para todas as cidades que fazem parte do projeto piloto (Itumirim, Ribeirão Vermelho, Antônio Dias, Fama, Prudente de Moraes, São Sebastião da Bela Vista, Iguatama, Queluzito e Casa Grande).

COMPATILHAR: