O Museu Municipal Francisco Fonseca recebeu, nesse domingo (7) a visita de profissionais e estudantes de Radiologia e Instrumentação Cirúrgica, de Belo Horizonte.

Tendo como objetivo o crescimento profissional, o intuito da visita foi conhecer o Museu formiguense, em especial, peças que registram um pouco da história da radiologia no Brasil.

Formiga foi a cidade que teve o primeiro aparelho de raio-x do Brasil, fabricado em 1897. Chegando ao país, o equipamento foi transportado em caixotes, em lombo de burros e carros de boi, de Tamanduá (atual Itapecerica) até Formiga.

O aparelho, da marca Siemens, era rudimentar, com bobinas de Rhumkorff, de 70 centímetros cada uma e tubos tipo Crookes. Como não havia eletricidade na época em Formiga, o aparelho foi inicialmente alimentado por baterias e pilhas Leclancher rudimentares de 0,75 HP.

Atualmente, esse equipamento encontra-se no International Museum of Surgical Science, em Chicago, Estados Unidos. O museu formiguense guarda as ampolas originais e os óculos do operador do raio-x, na época.

A visita técnica foi agendada com responsável pelo Museu, Gervano Silva de Araújo, que, junto com o servidor Elton Costa, recebeu os visitantes. Participaram da visita a coordenadora e professora, Amanda Diniz, técnicos e auxiliares de Radiologia e estudantes de Radiologia e de Instrumentação Cirúrgica da Escola CNI – Unidades Barreiro e Eldorado – BH.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: