O baiano João Gilberto, a carioca Ithamara Koorax e a paulista Luciana Souza foram os três brasileiros escolhidos pelos leitores da tradicional revista americana ?DownBeat? ? considerada a ?Bíblia do Jazz? ? na votação dos ?melhores do ano?.
A lista foi divulgada ontem segunda-feira (19). Na categoria cantor masculino, o primeiro lugar do ranking ficou para o cantor Tony Bennett, e entre as cantoras, venceu Diana Krall.
João Gilberto ficou na quarta colocação entre os melhores do jazz em 2007, no ranking liderado pelos Bennett, Kurt Elling e Bobby McFerrin. Considerado o maior nome da Bossa Nova, João Gilberto desbancou nomes de destaque no cenário internacional como o americano John Pizzarelli (o 6º) e o popstar inglês Jamie Cullum (12º).
Ithamara Koorax, que lançou este ano o disco ?Brazilian butterfly?, foi considerada pelo júri popular da ?Downbeat?, como a quinta melhor cantora de jazz. ?Não consegui nem dormir essa noite! Esse prêmio é resultado de um reconhecimento que a revista já tinha me dado, ao classificar com quatro estrelas o meu novo disco?, contou a brasileira, que vive em Los Angeles. Luciana Souza ficou na 11ª posição da lista das melhores intérpretes de jazz, que também destacou nomes como Nancy Wilson (2ª), Roberta Gambarini (6ª) e Madeleine Peyroux (7ª).
Outros brasileiros também apareceram na lista da DownBeat, na categoria instrumentistas. Os destaques foram o trombonista Raul de Souza, e os percussionistas Airto Moreira e Cyro Baptista.

Comentários