Dentro das atividades de recuperação do córrego do Quilombo, será realizado um mutirão de limpeza, no próximo sábado (24). Os trabalhos serão desenvolvidos no trecho que banha as terras da fazenda laboratório do Unifor-MG, localizada na comunidade de Padre Doutor, na estrada de acesso ao Distrito Turístico de Ponte Vila.
O mutirão de limpeza ocorrerá das 7h às 12h. Esse será o primeiro ato de uma série de medidas que serão incrementadas no uso da fazenda laboratório pelos cursos da instituição.
Esse mutirão visa, principalmente, a recuperação e a despoluição do córrego do Quilombo, bem como a proteção da fauna e da flora da fazenda laboratório do Unifor-MG. O evento será organizado pelas coordenações dos cursos de medicina veterinária, engenharia ambiental e sanitária e ciências biológicas.
Todo o material/lixo retirado das águas do córrego do Quilombo e das dependências da fazenda laboratório será enviado para um local apropriado, definido e indicado pelos coordenadores, por intermédio de caçambas.
Projeto de revitalização
O córrego do Quilombo tem sua nascente no Morro das Balas, próximo ao trevo de entrada para a cidade de Arcos, e deságua no rio Formiga. O projeto de revitalização do córrego está sendo desenvolvido pelas seguintes entidades: Ministério Público, IEF (Instituto Estadual de Florestas), Rotary Club de Formiga, Unifor-MG, Associação Nordesta Reflorestamento e Educação e Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
A situação de degradação do córrego do Quilombo motivou o grupo gestor a investir no projeto, pois, estudos preliminares elaborados pelo IEF foram conclusivos no sentido de que as nascentes estavam degradadas, necessitando de recuperação. Também são conhecidos os problemas com o lançamento de efluente sanitário e industrial nas águas desse corpo hídrico, causando poluição.
Inicialmente, o projeto pretende contribuir para a recuperação de nascentes do Córrego do Quilombo, mediante a doação de mudas e material para cercamento aos proprietários dos imóveis rurais. Mas, no futuro, o grupo gestor do Projeto Quilombo pretende incentivar ações de revitalização também da calha principal do corpo hídrico.
O grupo gestor decidiu fazer um piloto das ações para a recuperação da calha principal do córrego do Quilombo na fazenda laboratório do Unifor-MG, sem prejuízo de ações para a revitalização das nascentes ali existentes. Ficou definida uma vistoria no local e foi proposta a elaboração, pelo Centro Universitário, em parceria com o grupo gestor, de um projeto mais amplo de recuperação da micro-bacia do córrego do Quilombo, com atenção não somente para as nascentes, mas também para a calha principal do corpo hídrico. Isso possibilitará que o grupo pleiteie recursos junto aos fundos de interesses lesados.
O grupo gestor do Projeto Quilombo pretende também incentivar o recolhimento de lixo existente ao longo da rodovia velha de Arcos (antiga BR-354) e no entorno das nascentes, além de promover ações educativas em parceria com escolas de ensino básico.

COMPATILHAR: