A VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), promove a partir deste mês um mutirão de limpeza no entorno dos trilhos em Formiga (MG). A ação foi planejada em parceria com a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental. Os trabalhos têm como objetivo retirar lixo doméstico e entulhos que são descartados de forma incorreta em áreas próximas à linha férrea.

 

Durante a quarta-feira (28), equipes da VLI começaram a trabalhar na remoção dos resíduos em um perímetro de 15 metros a partir dos trilhos. No primeiro dia de execução do serviço, foi possível encher um caminhão caçamba mais de 10 vezes com os materiais retirados na altura do bairro São José. A VLI está utilizando máquinas, como uma retroescavadeira, para realizar a limpeza.

 

Os trabalhos serão executados ao redor de mais de 10 quilômetros da linha férrea na cidade. A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental realizará o transporte e descarte do lixo. A iniciativa também está alinhada a ações de combate à dengue em Formiga.

 

Durante as ações, a VLI intensificará as campanhas educativas nos bairros, em parceria com associações de moradores do município, para reforçar a importância de não se jogar lixo às margens da linha férrea. O acúmulo de resíduos nesses locais, além de causar transtornos às pessoas que residem em áreas próximas aos trilhos, também representa um risco à segurança operacional da ferrovia.

 

 Mutirão Formiga 01

Redação do Jornal Nova Imprensa Fonte: VLI

COMPATILHAR: