Feriado prolongado, para ser seguro, depende de conscientização no trânsito. Antes de sair de casa por exemplo, confira se todos estão usando o cinto de segurança e se as crianças estão nos dispositivos de retenção (cadeirinha). Medida simples, mas que está entre as infrações de trânsito mais cometidas durante os feriados nas vias e rodovias do país.

Durante o feriadão muitos motoristas também se esquecem que desde novembro de 2016 dirigir sob influência de álcool, conforme artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração gravíssima punida com a suspensão do direito de dirigir por até 12 meses e multa, que também é aplicada ao condutor que se nega a se submeter ao teste do bafômetro. Além de responder na esfera administrativa, o condutor também pode ser preso em flagrante, conforme o artigo 306 do CTB.

Assim como associar álcool e direção, desrespeitar os limites de velocidade coloca em risco a vida do condutor e dos demais usuários da via.

A redução da velocidade é essencial para conter a incidência e a gravidade dos acidentes. “São muitas as desculpas dadas por condutores para transitarem em velocidade excessiva. Pressa, desatenção à sinalização, ilusão de gastar menos tempo até chegar ao destino, autoconfiança, prazer pela velocidade, entre outras. Mas, o que todos precisam sempre ter claro, é que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes graves, sequelas e mortes no trânsito. Aproveitar o feriado é ir e voltar em segurança”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

Fonte: Lide Multimídia

COMPATILHAR: