A unidade de Suporte Avançado de Piumhi do Samu foi acionada na noite desse sábado (18), com informações de que uma embarcação denominada Catamá havia naufragado entre Capitólio e Escarpas na região conhecida como Cachoeirinha do Lago de Furnas.

Segundo informações colhidas pela rádio 104 FM, o acidente ocorreu após a embarcação ter ido prestar socorro a outra, vindo a afundar devido ao excesso de pessoas que embarcaram na mesma.

Duas pessoas, sendo estas um homem residente na cidade de Guarulhos SP e uma mulher residente na cidade de Paraguaçu MG, não conseguiram sair de baixo da embarcação quando a mesma veio a afundar, eles foram resgatados por pessoas que estavam na embarcação e receberam manobras de ressuscitação, mas infelizmente não resistiram e vieram a óbito.

Além das duas vítimas fatais, outras três pessoas ficaram feridas.

Participaram da ocorrência, marinheiros, uma equipe da Unidade de Suporte Avançado de Piumhi do SAMU, a Perícia Técnica da Polícia Civil de Passos.

A AMEG (Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) Emitiu Nota de Pesar, por meio da qual informou que as causas do acidente serão investigadas pela Marinha do Brasil.

Confira a nota

A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Consórcio AMEG) vem, por meio desta, solidarizar-se com amigos e familiares das duas vítimas fatais de um *acidente marítimo* ocorrido no início da noite deste sábado (18), no Lago de Furnas, região conhecida como Cachoeirinha no município de Capitólio.

Imediatamente após ciência do acidente, o *prefeito de Capitólio Cristiano Silva* juntamente com integrantes da *Secretaria Municipal de Saúde do Município* deslocaram para o local da ocorrência onde prestaram auxílio às vítimas e acompanharam os trabalhos do SAMU, Marinha do Brasil e da Perícia Técnica da Polícia Civil.

As primeiras informações sobre o acidente dão conta de que *uma lancha com 14 passageiros a bordo apresentou problemas mecânicos* e solicitou apoio de outra embarcação nas proximidades para resgatar os passageiros. *Uma chalana com outros 10 passageiros* foi ao encontro da lancha à deriva e no *momento do transbordo dos passageiros a chalana não suportou o peso e virou*. Ao menos dois passageiros, sendo uma mulher da cidade de Paraguaçu/MG e um homem de Guarulhos/SP não conseguiram sair debaixo da embarcação e se afogaram.

*Os marinheiros de ambas embarcações tentaram reanimar as duas vítimas* até a chegada do SAMU que confirmou os óbitos. As demais vítimas sofreram apenas escoriações leves.

O prefeito de Capitólio, Cristiano Silva, lamentou o acidente e prestou solidariedade as vítimas. _”Nosso respeito as famílias enlutadas neste acidente. O município de Capitólio juntamente com os demais municípios banhados pelo Lago de Furnas e a Marinha do Brasil tem trabalhado constantemente para aumentar a segurança na região. Todas as embarcações são obrigadas a fornecer coletes salva-vidas em número suficiente para todos os passageiros e tripulação_”, pontuou o prefeito esclarecendo que no momento do acidente vários passageiros usavam o colete.

_“Em nome de todos os municípios que compõem a AMEG nos solidarizamos com familiares e amigos das vítimas fatais bem como àqueles que escaparam ilesos deste deste lamentável acidente, e reafirmamos o compromisso de todos os gestores municipais da região bem como da Marinha do Brasil, sediada em Furnas, de garantir a navegabilidade segura para todos no nosso Mar de Minas_”, concluiu o presidente da AMEG e prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Cardoso Carielo.

As causas do acidente serão investigadas pela Marinha do Brasil.

Fonte: 104 FM

COMPATILHAR: