O deputado federal Nikolas Ferrreira (PL-MG) comemorou, nesta quarta-feira (30), a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O deputado bolsonarista disse que a medida é “um marco contra os abusos de autoridade no Brasil”.
Nikolas também elogiou a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pela participação nas ações dos EUA contra Moraes. Disse que o filho “03” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “há tempo alerta o mundo sobre o que acontece aqui e ajudaram a abir essa brecha”.
“Vozes brasileiras, como a de Olavo de Carvalho há 4 anos deu o norte, e especialmente de Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo, com dezenas de outros deputados, que há tempos alertam o mundo sobre o que acontece por aqui, ajudaram a abrir essa brecha”, disse Nikolas, em publicação no X.
O deputado voltou a pressionar pela tramitação do PL da anistia dos presos pelo 8 de Janeiro e pelo impeachment de Moraes. Os pontos já haviam sido elencados como prioridades da oposição no próximo semestre depois da operação de busca e apreensão contra Bolsonaro autorizada por Alexandre de Moraes.
Críticas de Eduardo
A declaração de Nikolas com elogios a Eduardo Bolsonaro se deu depois do deputado mineiro ser alvo de sucessivas críticas por parte do colega de bancada.
Eduardo reclamou de Nikolas estar “pouco ativo” na defesa do tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump, contra o Brasil. Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo norte-americano impôs tarifas de 50% citando uma “caça-às-bruxas” contra Bolsonaro.
Eduardo também critocou Nikolas por ter proximidade com o perfil de uma internatua que se define como “ex-bolsonarista”. “É triste ver a que ponto o Nikolas chegou”, disse.
Foto: Luciana Saravia – Metrópoles