Xuxa está celebrando o aniversário de 62 anos nesta quinta-feira (27) e é convidada especial de Ana Maria Braga no Mais Você. Entre os assuntos, a Rainha dos Baixinhos foi questionada sobre o diagnóstico e tratamento de alopecia.
Ana Maria relembrou a revelação do diagnóstico durante um programa da Eliana e elogiou Xuxa, pela coragem de falar sobre o tema. “A mulher tem medo ou vergonha de falar. Não deveria. Quis falar, inclusive, para as mulheres terem coragem. Fala-se muito disso para homens, mas não para mulheres. E acontece muito com elas”, iniciou Xuxa.
Em seguida, a loura comentou os motivos da alopecia, incluindo a causa genética, caso de Xuxa. “Minha mãe, quando separou do meu pai, perdeu o cabelo. Depois, ela começou com um tratamento de reposição hormonal, perdeu muito aqui na frente. Eu olhava para minha mãe e falava: também vou ter isso”, relembrou.
“Só não esperava que seria com a idade que tenho agora. Foi piorando, piorando. Comecei a ver nas fotos. Tomar remédio, mas não adiantou”, comentou Xuxa sobre o começo do tratamento.
“No meu caso, fiz uma operação, um transplante. Hoje, devo estar no 32º dia. Esses cabelos vão cair e depois vão nascer. A partir de agosto, setembro, vou estar com meu cabelo que não vai cair mais”, explicou.
Já estava no limite, quase não tinha área doadora. A cirurgia demorou de 8 a 10 horas. É muito tempo, um trabalho artesanal. Sempre tive pouco cabelo e fininho, mas ficar careca. Para mim, não importaria, mas não sei como ficaria em fotos, trabalhos…
Xuxa
No programa, também foi passado um vídeo de Xuxa raspando o cabelo. O corte foi feito pela filha da apresentadora, Sasha Meneghel. “Estava perdendo o cabelo e decidi passar a máquina. Ela (Sasha) falou: mãe, tem como dar errado? Falei: tem, mas vamos mesmo assim”, comentou.
“Eu passava sempre máquina 6, 4, mas começou a ficar buraco. E aí eu já não estava gostando”, concluiu a apresentadora.
Alopecia capilar
Ainda no Mais Você, Ana Maria Braga entrevistou o dermatologista Otávio Macedo, que explicou a condição. “Alopecia androgenética feminina, ou calvície feminina, é um afinamento progressivo dos fios, causado por uma sensibilidade genética aos hormônios masculinos”, explica o especialista.
“Nos folículos existem receptores que vão captar esses hormônios de uma forma inadequada, causando essa queda”, afirma Otávio Macedo.
Antes, Ana Maria explicou como é feito o procedimento. “É a retirada do bulbo capilar, como se fosse uma plantinha, que tem uma raiz”.
Por fim, Xuxa incentivou pessoas que sofrem com a doença a fazerem o procedimento. “Aconselho as pessoas a procurar e fazer. Tem vários médicos por aí. Não é só para homens, nós mulheres temos que nos sentir bem. Não é uma coisa barata, você leva uma anestesia geral, mas vale”, aconselhou a aniversariante.
Fonte: Itatiaia