Crianças e adolescentes de seis a 14 anos já são cinco milhões de internautas no Brasil, o equivalente a 12% da população online no país. Esses jovens passam 60% do tempo que estão conectados em sites de entretenimento ou reforçando suas redes sociais, segundo pesquisa da consultoria britânica comScore, que também se aplica ao Brasil. Os sites mais visitados são You Tube, MSN, Orkut e Facebook. O Twitter começa a aparecer na lista de preferência.
O estudante de 11 anos, Leonardo Augusto Pereira do Carmo é um bom exemplo. Hoje, ele limita o acesso à internet, mas já chegou a ficar mais de três horas por dia em frente ao seu computador navegando em sites de relacionamento e redes sociais. Acesso mais o YouTube para ouvir músicas ou assistir vídeos. Fico conectado no MSN também para conversar com meus amigos, afirma ele, que já enfrentou problemas com seus pais por excesso na web. Ficava mais tempo na internet do que estudando, reconhece.
Esses quase cinco milhões de crianças e adolescentes já ultrapassaram em quantidade outros grupos, como o de 45 a 54 anos, que somam 3,7 milhões. O diretor da comScore no Brasil e vice-presidente da consultoria na América Latina, Alex Banks, diz que esses jovens já nasceram na cultura digital. Hoje, a primeira coisa que a criança faz quando entra na internet é assistir a vídeos, ver filmes e ouvir músicas. O MSN representa 22% do tempo que eles passam na web, e as redes sociais ficam com 15%, diz.
Das 8,6 bilhões de páginas acessadas no Brasil em maio, 1,6 bilhão veio de jovens entre seis e 14 anos. O especialista em varejo, Marcelo Cherto, diz que é preciso aprender com os jovens a comunicação via mídias sociais: Os jovens estão imprimindo uma série de mudanças, porque o mundo real compete com o virtual.
País lidera criação na web
Os jovens brasileiros são os maiores criadores de conteúdo do mundo. Pesquisa feita pela Viacom, gigante do entretenimento dona dos canais Nickelodeon e VH1, revela que, entre os usuários de oito a 14 anos, 64% já fazem vídeos e fotos para postar na rede. A gerente de pesquisa da Viacom, Beatriz Mello, diz que eles têm familiaridade com a rede e 52% encaminham o conteúdo para amigos. Na maioria dos casos, são as crianças que apresentam as novas tecnologias para os pais, contou a gerente.

COMPATILHAR: